A contribuição do trabalho com reciclagem na diminuição do uso de medicamentos controlados por mulheres em Presidente Juscelino (MG)

  • José de Oliveira Neto
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda

Resumo

Este trabalho pretende identificar uma atividade econômica que possa beneficiar e/ou usar o principal recurso hídrico do município de Presidente Juscelino (MG), o rio Paraúna; propor mecanismos que possam contribuir com a diminuição do consumo de medicamentos “controlados” por mulheres (principalmente antidepressivos e ansiolíticos); melhorar a condição econômica da população e, consequentemente, promover melhoria na sua qualidade de vida. Inicialmente, fez-se um levantamento das prescrições médicas no Centro de Saúde de Presidente Juscelino (MG). Em seguida, realizou-se um questionário para levantar as condições de gênero e socioeconômicas da população. Para verificar as condições do rio Paraúna, foram analisados alguns parâmetros de qualidade de água (pH, temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pesquisa de coliformes totais e coliformes termotolerantes). A qualidade da água do rio Paraúna mostrou-se inadequada para a produção de hortaliças e para o lazer de contato primário. Duas atividades artesanais foram realizadas com o propósito de encontrar aquela que mais se adequasse à realidade e à cultura da população. A reciclagem de garrafas plásticas de politereftalato de etileno (PET) (um dos grandes poluidores dos afluentes do rio Paraúna) e a produção de pufes (um tipo de almofada rígida utilizada como assento) a partir desses produtos. Nenhuma das duas teve muito sucesso devido às dificuldades no armazenamento, transporte para os centros recicladores e comercialização dos pufes. Por fim, a produção de sabão em tablete foi a mais aceita pela sua aplicabilidade imediata, facilidade de comercialização e grande benefício ecológico, uma vez que utiliza como matéria-prima as sobras de óleo de soja de frituras, sebo etc. Através da realização de um treinamento específico, e sendo uma atividade com resultados relativamente imediatos, as mulheres se organizaram em grupos e começaram a produzir, semanalmente, o sabão em tablete. Com essa ocupação, muitas estão mais contentes e mais autoconfiantes, visto que conseguem produzir algo que é utilizado por todos, até mesmo por elas próprias. Algumas já relataram, durante os encontros semanais, que estão diminuindo o consumo de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Neto, J. de O., & Guarda, V. L. de M. (2018). A contribuição do trabalho com reciclagem na diminuição do uso de medicamentos controlados por mulheres em Presidente Juscelino (MG). Além Dos Muros Da Universidade, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/1814
Seção
Artigos