Portal de Periódicos Eletrônicos da UFOP


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in English, French, Italian, German and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Além dos Muros da Universidade: Revista da Cátedra AMDE

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Libertas: Revista de Pesquisa em Direito

A Revista Libertas é um dos meios de interlocução das pesquisas que vêm sendo feitas no Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (DEDIR/UFOP), particularmente do Programa de Pós-Graduação em Direito do Departamento, e a comunidade acadêmica e científica.

O DEDIR/UFOP envidou esforços para construir um Grupo Emergente visando reunir os resultados de extensas pesquisas e atividades de extensão para a consolidação do Programa de Mestrado para o Curso, aprovado em outubro de 2016, com a Área de Concentração: "Novos Direitos, Novos Sujeitos", que se insere, pois, no eixo comum da pesquisa que já vem sendo realizada no DEDIR/UFOP, centrada no eixo comum: “Constituição, Diversidade e Reconhecimento de Direitos”.

Sua linha-mestra de edição é, portanto, publicar trabalhos que estejam afinados com a temática central que reúne os Professores do Mestrado do DEDIR/UFOP, a saber: a discussão sobre a tensão entre Democracia e Constitucionalismo; a discussão sobre como os direitos fundamentais podem ser concebidos desde uma perspectiva plural; a luta por reconhecimento de direitos de minorias e grupos oprimidos; a reformulação das relações de Direito Privado não apenas desde uma filtragem constitucional, mas, também, desde um viés do direito à diversidade; as contribuições do reconhecimento de direitos tanto no âmbito internacional como também as experiências de reconhecimento de direitos de povos locais e originários; a reformulação epistemológica da Constituição (e, portanto, do Direito como um todo) possibilitada pela experiência do Estado Plurinacional; entre outros temas correlatos.

A Revista já conta com um Corpo Editorial com Professores de vários Estados Brasileiros e, inclusive, Professores estrangeiros, todos engajados em pesquisas relacionadas à temática da Revista, pretendendo, com isso, garantir a pertinência metodológica e de epistemológica entre o Conselho, a Revista e o marco teórico do DEDIR/UFOP; ao mesmo tempo, o fato de reunir Professores de fora do Departamento (e também de fora do Estado de Minas Gerais), garante a exogenia do Conselho, requisito para uma boa qualificação do periódico junto à CAPES.

Igualmente, já vem reunindo pareceristas vindos de outras Instituições de Ensino Superior (IES), que atuarão na “dupla avaliação cega” (double blind review) dos artigos a partir dos parâmetros acima expostos quanto à linha editorial e desenvolvidos pelo Conselho Editorial que também supervisionará o trabalho desenvolvido pelos pareceristas.

A partir do segundo número, todos os artigos são inéditos e somente serão publicados se aprovados pelos pareceristas, com a supervisão do Conselho Editorial, como já mencionado. Para isso, a Revista conta com o suporte da ferramenta Open Journal System, o que garante a necessária isenção na avaliação.

Dessa forma, a Revista Libertas se mostra com uma perspectiva editorial inovadora, sem paralelos no Brasil, por ter uma linha editorial clara e fincada na pesquisa sólida desenvolvida no DEDIR/UFOP, sendo por isso, veículo de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação científica do Brasil.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Rádio-Leituras

Rádio-Leituras: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo. Especializada em Rádio e Mídia Sonora.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto

A Revista de Matemática de UFOP é um periódico técnico-científico de publicação em fluxo contínuo, que tem a Missão de divulgar o conhecimento científico na área de  Matemática pura ou aplicada e Ensino de Matemática.

O foco da Revista é a publicação de textos originais nas modalidades:

  • artigos
  • ensaios teóricos 
  • relatos de experiência
  • iniciação científica 
  • dissertações de mestrado. 

Há também uma seção voltada para grupos de educação tutorial (PET) em curso de matemática (Licenciatura e/ou Bacharelado).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista do Fórum Internacional de Ideias

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

1 a 6 de 6 itens