“Dá Para Ouvir no Celular? Eu Não Sei!” – O Rádio e as Crianças em Venâncio Aires - RS

  • Diego Weigelt Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Verdiana Röhsler Universidade de Santa Cruz do Sul - RS
Palavras-chave: Rádio, Crianças, Novas tecnologias

Resumo

Vivemos em uma época de convergência, em que muitos meios de comunicação vêm se adequando e modificando as formas de transmitir e informar, sendo que a facilidade de acesso à programação veiculada em rádio atrai e torna ainda mais diversa a gama de ouvintes. Por isso, este trabalho busca identificar se as crianças ouvem rádio e qual a compreensão da informação que é transmitida. Através de grupo focal e aplicação de questionário, nosso foco é a recepção infantil, com a exposição de 20 crianças à síntese noticiosa Redação RVA, da Rádio Venâncio Aires AM 910 (RVA). Constate-se que as crianças ouvem rádio, muito por causa da audiência dos pais, e que não compreendem o meio além do aparelho.

Biografia do Autor

Diego Weigelt, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Docente no Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz dul Sul (UNISC). Doutor em Ciências da Comunicação - Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, na Universidade Nova de Lisboa. É graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em 2005, pós-graduado em Produção Áudio e Vídeo e mestre em Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), em 2012. No Brasil, é membro do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas; e em Portugal, da Rede de Estudos de Rádio e Som. Possui experiência de mais de 10 anos na área de comunicação, com ênfase em rádio.
Verdiana Röhsler, Universidade de Santa Cruz do Sul - RS
Jornalista formada em Comunicação Social e mestranda pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Referências

BIANCHI, Graziela Soares. A participação do rádio nas construções e sentidos do rural vivido e midiatizado. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: CBIA, 1990.

BIRCK, Cristiane. Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chapada, Rio Grande do Sul, 2010

FERNANDES, Rodrigo Fonseca. Brincando com sons: os programas infantis de rádio como experiência da cultura do ouvir. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 07, n. 01, p. 108- 125, jan./jun, 2016.

FIDLER, Roger. Mediamorphosis – Understanding New Media. California: Pine Forge Press, 2002.

FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e pesquisas em psicologia. UERJ, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 147-160, 2007.

HAUSSEN, Dóris Fagundes. Rádio e criança: um estudo sobre a ausência de programação infantil nas rádios de Porto Alegre. São Paulo, 1988.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda: convergência digital e novos desafios na radiofusão. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

STEINBERG, Shirley R; KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Tradução de George Eduardo Japiassú Bricio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

KRAMER, Sonia. Pesquisando infância e educação: um encontro com Walter Benjamin. Infância: Fios e desafios da pesquisa. In. KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Organizadoras). São Paulo: Papirus, 1999.

RIBEIRO, Adriana Gomes. A criança em situação de escuta: uma aproximação à audiência infantil de rádio. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015.

VASCONCELOS, Fábio. O currículo e a infância. Evidência: Araxá, v. 7, n. 7, p. 161-170, 2011.

WEIGELT, Diego. O rádio e os jovens em Portugal: usos e hábitos. Rio de Janeiro: UERJ, 2015.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos