A audiência no rádio expandido: uma análise do aplicativo RadiosNet

  • Júlio Arantes Azevedo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Carlos Madeiro
Palavras-chave: Rádio expandido, Audiência, RadiosNet

Resumo

Neste artigo fazemos uma análise de como a Internet e a chegada de ferramentas eletrônicas mudaram o modo de se ouvir e, consequentemente, o comportamento da audiência do rádio. A popularização da web, inicialmente com os PCs e hoje com laptops e smartphones, acrescentou uma nova forma de ganhar ouvintes às emissoras. O foco do artigo é analisar a audiência do maior site e aplicativo de disponibilização de rádios pela web, o Radios.com.br, que disponibiliza uma lista mais de 5.000 emissoras AM, FM e webrádios do país. Por meio de um ranking feito mensalmente, disponibilizado na página, é possível ver que as pessoas estão usando cada vez mais a Internet para ouvir rádio, deixando de lado o aparelho analógico.

Biografia do Autor

Júlio Arantes Azevedo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Professor Adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Ciências da Comunicação.
Publicado
2017-12-26
Seção
Artigos