As sereias e o sublime

  • Pedro Sussekind
Palavras-chave: sublime, sereias, arte, Homero, Adorno, esclarecimento

Resumo

Analiso, neste texto, a interpretação alegórica do episódio do encontro de Ulisses com as sereias, desenvolvida por Adorno e Horkheimer no primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento. Com base nessa análise e em observações sobre o trecho da Odisseia em questão, proponho que o episódio seja considerado não a partir da noção de beleza, que orienta a leitura desses autores, mas a partir da noção de sublime. Dessa releitura extraio novas conclusões para a discussão acerca da arte moderna e da contemporânea, com base na alegoria do herói épico que ouve o canto sedutor das sereias amarrado ao mastro de sua embarcação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO e HORKHEIMER, Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.. Dialetik der Aufklärung. In ADORNO. Gesammelte Schriften, Band 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2003.

ADORNO, Theodor. Teoria estética. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 2008.. Ästhetische Theorie. In Gesammelte Schriften, Band 7. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996.

BLUMENBERG. Naufrágio com espectador. Lisboa:Vega, 1990.

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias dosublime e do belo. Tradução de Enid AbreuDobránszky. Campinas: Papirus, 1993.

DE JONG, Irene. A Narratological Commentary on the Odyssey. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

DUARTE, Rodrigo. “O sublime estético e a tragédia do mundo administrado”, in: O cômico e o trágico. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.

GAGNEBIN, J. M. “Do conceito de razão em Adorno”, em Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005. “Homero e a Dialética do esclarecimento”, em Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.. “Resistir às sereias”, Revista Cult, São Paulo, Ano VI, n. 72, 2003, pp. 51-55.

HEUBECK, Alfred. A commentarya on Homer’s Odyseey. Volume II Books IX-XVI. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin e Companhia das Letras, 2011.

KANT, Immanuel.Crítica da faculdade do juízo.Tradução de Valério Rohden e António Marques.Rio de Janeiro: Editora Forense, 1993.

OLIVEIRA, Luiz Inácio. Do canto e do silêncio dassereias. São Paulo: Educ, 2008.

TODOROV. “A narrativa primitiva”. In Poética da prosa. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WELLMER, Albrecht. “The death of the sirens and the origin of the work of art”. New German Critique. Nr.81. Fall 2000, pp. 5-20.

Publicado
2017-04-19
Seção
Estética e política