A poesia de Hannah Arendt

  • Odílio Aguiar
  • Rosiane Mariano
Palavras-chave: Hannah Arendt, Poesia, Introspecção, Amor mundi, Beleza

Resumo

O presente texto faz um passeio nos poemas escritos por Hannah Arendt. Seus textos poéticos foram divididos e tomados aqui em dois conjuntos. O primeiro, é composto pelos seus poemas juvenis, escritos entre 1923 e 1926. Nesse momento, sobressai a perspectiva introspectiva; o segundo conjunto reúne os poemas escritos na maturidade, entre os anos de 1942 a 1952. Nesses, as tramas dolorosas das circunstâncias e o amor mundi marcam o tom do lirismo arendtiano. Para a análise dos versos, seguimos os extratos expostos ao longo e ao final, em alemão, da biografia de Hannah Arendt, For Love of the world, escrita por Elisabeth Young-Bruhl, e cotejamos com a tradução brasileira dessa biografia, editada pela Relume Dumará, e com a tradução de Marcos Casa Nova, contida na tradução brasileira da Correspondência entre Arendt e Heidegger editada, também, pela Relume Dumará. Embora tímida, a produção poética de Hannah Arendt indica o valor central da beleza e da linguagem na sua reflexão teórica atualmente reconhecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADVERSE, Helton. Arendt e a Crítica ao Romantismo na Biografia de Rahel Varnhagen. In: Argumentos – Revista de Filosofia da UFC, 2013, p. 79-96.

AGUIAR, Odílio Alves. A amizade como amor mundo em Hannah Arendt. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro: 2010, p. 131-144.

AGUIAR, Odílio Alves. Natureza, beleza e política segundo Hannah Arendt. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro: 2010, p. 179-195.

ARENDT, H. – HEIDEGGER, Martin. Correspondência. Trad. Marco Antônio Casa Nova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva. [et al]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

GOLDSTEIN, Norma Seltzer. O primeiro Bandeira e sua permanência. In: LOPEZ, Telê Porto Ancona (Org.) Manuel Bandeira: Verso e Reverso. São Paulo: T.A. Queiroz, 1987. p. 8-21.

LAFER, Celso. Reflexões de um antigo aluno de Hannah Arendt sobre o conteúdo, a recepção e o legado da sua obra no 25º aniversário da sua obra. In: MORAES, Eduardo Jardim et BIGNOTTO, Newton (Org.). Hannah Arendt: Diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

YOUNG-BRUEHL, Elisabeth. Por amor ao mundo. Trad. de Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Ed. Relume-Dumará, 1997.

Publicado
2017-04-19
Seção
Estética e política