Das interações comunicativas à constituição de um “arquivo musical”:

sobre a coleção Théo Brandão no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

  • Elizabeth Travassos
Palavras-chave: Folclore, gravações sonoras, coleções, Théo Brandão

Resumo

Abordo neste artigo uma coleção de gravações sonoras produzida pelo folclorista alagoano Théo Brandão e depositada no antigo Instituto Nacional do Folclore. Membro da rede de folcloristas que se formou no Brasil nos anos 1940, Théo Brandão não era músico, mas manteve o registro sonoro como uma atividade constante que resultou em uma coleção de cerca de 60 horas. Também não fez os deslocamentos geográficos que caracterizaram as “missões” e pesquisas de campo de folcloristas e antropólogos. Destaco as especificidades da coleção, dadas pela proximidade entre o folclorista e os artistas que ele gravou, pela curadoria privada e pela decisão, em 1979, de confiar cópias das gravações a uma instituição do governo federal.

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Documentos inéditos:

Catálogo das gravações de Théo Brandão. Datilografado e manuscrito pelo pesquisador. Reprodução depositada pelo autor no Arquivo Sonoro da Biblioteca Amadeu Amaral, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN.

Gravações da Coleção Théo Brandão depositadas no Arquivo Sonoro da Biblioteca Amadeu Amaral, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, IPHAN.

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Sites:

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular [website]. Disponível em: <http://www.cnfcp.gov.br/>. Acesso em: jun. 2011.

Publicado
2017-04-24
Seção
Dossiê etnomusicologia