Ritmo musical e crítica filosófica

  • Fernando R. de Moraes Barros
Palavras-chave: Ritmo musical, crítica filosófica, música

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Einleitung in die Musiksoziologie. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 2003.

ADORNO, Theodor W. Zweite Nachtmusik. In: Musikalische Aphorismen. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 2003.

ARISTOTLE. Physics. Trad. de Robin Waterfield. Oxford, Oxford University Press, 1999.

BERGSON, H. Durée et simultaneité. Paris, Puf, 1968.

BRAGUE, Rémi. O tempo em Platão e Aristóteles. São Paulo, Edições Loyola, 2006.

COPLAND, Aaron. Como escuchar la musica. Trad. de Jesús Bal y Gay. México, Fondo de Cultura Económica, 1992.

DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2003.

EGGEBRECHT, Heinrich (org.). Riemann Sachlexikon Musik. Mainz, Schott, 1996.

EGGEBRECHT, Heinrich . Musik als Zeit. Wilhelmshaven, Florian Noetzel, 2001.

HUSSERL, Edmund. Leçons pour une phénoménologie de la conscience intime du temps. Trad. de Henri Dussort. Paris, Puf, 2002.

KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. In: Kant. São Paulo, Nova cultural, 1987. (Col. Os Pensadores).

KANT, I. “Da arte do gênio”. Trad. de Rubens Rodrigues Torres Filhos. In: Kant. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Col. Os Pensadores).

KOELLREUTTER, H. J. Terminologia de uma nova estética da música. Porto Alegre, Movimento, 1990.

LEYTE, Arturo. Schelling y la música. In: Anuário Filosófi co (29). Pamplona, Universidade de Navarra, 1996.

MÜLLER-LAUTER, Wolfgang. Décadence artística enquanto décadence fisiológica. A propósito da crítica tardia de Friedrich Nietzsche a Richard Wagner. Trad. de Scarlett Marton. In: Cadernos Nietzsche 6. São Paulo, discurso editorial, 1999.

NEWTON, Isaac. Mathematical Principles of Natural Philosophy. Trad. de Andrew Motte. In: “Great Books of the Western World.” Chicago, Encyclopaedia Britannica, Inc., 1980.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Ed. Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlim/Nova York, Walter de Gruyter, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Briefe. Kritische Studienausgabe. Edição organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari em 8 volumes. Berlim/Munique, Walter de Gruyter/dtv, 1986.

NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche contra Wagner. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo, Cia. Das Letras, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich.. Der musikalische Nachlass. Edição organizada por Curt Paul Janz. Basiléia, Bärenreiter, 1976.

PLATÃO. Timeu. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Pará, Edufpa, 2001.

PLATÃO. A República. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Pará, Edufpa, 2000.

SCHELLING, F. W. J. v. Schellings sämtliche Werke. Edição organizada por K. F. A. Schelling. Stuttgart, Cotta, 1856-61.

SCHELLING, F. W. J. Filosofia da arte. Tradução e notas de Márcio Susuki. São Paulo, Edusp, 200.

SCHELLING, F. W. J. Ideias para uma filosofia da natureza. Trad. de Carlos Morujão. Lisboa, INCM, 2001.

SCHELLING, F. W. J. Primeiro projeto de um sistema da filosofia da natureza: esboço do todo. Trad. de Joãosinho Beckenkamp. In: Entre Kant e Hegel. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004.

SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung I. In: Sämtliche Werke. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.

ST. AUGUSTINE. Confessions. Trad. de Edward Bouverie Pusey. In: Great Books of the Western World. Chicago, Encyclopaedia Britannica, Inc., 1980.

WETZ, Franz. Friedrich W. J. Schelling: zur Einführung. Hamburg, Junius, 1996.

Publicado
2017-04-24
Seção
Filosofia da Música