Eros criativo:

cultura e educação erótica nos textos do “estudante” Walter Benjamin

  • Ernani Chaves
Palavras-chave: Juventude, Cultura, Educação, Sexualidade, Erotismo.

Resumo

Quando se trata da arte, não são talvez as questões de essência, de origem ou de conteúdo que convêm. Se a arte tem alguma relação com a vida, apreendê-la “sobre o vivo” é tornar-se sensível a seu “andar”, sua “forma”, seu movimento. Isto induz a ver a obra de arte como um começo e não um fi m, uma abertura retomada sem cessar e não uma totalidade fechada ou um acabamento. A multiplicidade irradiada das obras de arte, sua diversidade divergente no tempo e no espaço, recusa todo modelo transcendente de Belo e afi rma a exemplaridade ao mesmo tempo precária e resistente, mortal e sobrevivente, da arte. Do símbolo à alegoria, é este passo desviante, este intervalo decisivo, que uma re- fl exão sobre a arte deve marcar e retomar, encontrando em W. Benjamin o élan de uma história intempestiva, o desafi o de uma fé artista que faria sair das metafísicas reinantes do Belo, de Platão a Hegel, e reencontrar a energia de uma vitalidade transbordante na qual a arte em obras nos transporta. Não é nada menos que a estranha fi gura velada de Ísis, seu passo duplo, mortal e vivente, que nos guia, de Apuleio a Kant e Baudelaire, no caminho de um sublime crítico mas vital, livre da fascinação patética pela nostalgia do Para além. Como este sublime revolucionário e transgressivo não arrastaria com ele a negrura e a petrifi cação melancólica, para reinventar o arco-íris mágico da vida viva? Reanimar a exemplar gravura de Dürer é talvez desentocar o segredo da renascença eternamente desviante, fugidia mas afi rmativa, da arte: Hugo, como Sartre, entre outros, não deixa de entrevê-lo. Retomar o élan deste desafi o que abre o mundo moderno seria a ocasião para uma discreta homenagem à coragem sublime dos poetas da “inconfi dência”.

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Publicado
2017-04-25
Seção
Eros e Filosofia