Conhecimentos que se tocam: semelhanças entre processos de análises musicais e as práticas interpretativas

  • Alberto Sampaio Neto
Palavras-chave: Análise musical, Prática, Interpretação

Resumo

Em uma breve refl exão, este artigo aponta algumas semelhanças entre os processos de análises musicais e as práticas interpretativas (construção de performances). Considerando ambos como movimentos para a compreensão, sugere-se sua interação em uma relação de complementaridade, diversa daquela noção – equivocada – que dissocia estas duas formas fundamentais de aproximação de uma música. O ato de tocar (incluindo-se aqui os momentos de preparação/estudo) envolve e não se dá de maneira desvinculada de processos analíticos. Partindo da premissa básica de que compreensão musical é primordialmente não-verbal, este trabalho toca em pontos importantes para os músicos-analistas ao abordar questões como a verbalização e o conhecimento em/sobre música e o grau de abertura intrínseco a qualquer tipo de partitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. O lugar que cabe às palavras. In: El pensamiento visual. Buenos Aires: Editorial Universitária, 1971.

CARNEIRO, Pedro. Algumas reflexões sobre análise musical e escuta musical. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM. Belo Horizonte, 2001. Anais. Belo Horizonte: ANPPOM, 2001. p. 432-438.

GANDELMAN, Saloméa. A relação análise musical/performance e a pesquisa em práticas interpretativas no programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM. Belo Horizonte, 2001. Anais. Belo Horizonte: ANPPOM, 2001. p. 489-495.

GARCIA, Ely Bonini. Iluminação e compreensão. Cadernos Sidiapa, Belo Horizonte, 1992. p.21-26.

LIMA, Sônia Albano. Pesquisa e performance. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM. Belo Horizonte, 2001. Anais. Belo Horizonte: ANPPOM, 2001. p. 431-538.

OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SEICMAN, Eduardo. Do tempo musical. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2001.

ZAMPRONHA, Edson S. Música representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: AnnaBlume/Fapesp, 2000.

Publicado
2017-04-26
Seção
Música