Razão e Nostalgia -

o lugar da música no pensamento moderno

  • Enrique Menezes
Palavras-chave: Modernidade, Racionalidade, Nostalgia, Composição

Resumo

Em relação aos problemas estéticos da fi losofi a da arte em geral, a música sempre se desenvolveu com certa autonomia. Sua afi nidade semântica com as outras artes sempre foi delicada e problemática, fazendo com que, na história da estética, ela oscilasse entre os extremos da “hierarquia” das artes. Tal particularidade ocorre porque a música sempre carregou um status próprio, conseqüência, principalmente, de dois problemas: a alta complexidade dos meios técnicos com os quais se realiza e a impossibilidade de expressar fatos racionais da linguagem cotidiana. A discussão acerca da superioridade ou inexpressividade da música como expressão artística pode ser colocada também em linhas gerais através da dicotomia racionalidade/irracionalidade: valorizada em seu caráter assemântico e não conceitual ela estaria no topo das artes, mas, no entendimento racional, ela cai para o último. Independente da opinião de tal ou qual autor no que diz respeito à expressividade da música como linguagem artística, essa discussão nos permite identifi car qual é o seu lugar na história do pensamento racional, bem como interpretar essa racionalidade partindo de um objeto que é tanto altamente racional (sua complexidade técnica) quanto nãoconceitual (sua assemanticidade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W.; MAX Horkheimer. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. Idéias para a sociologia da música. In: BENJAMIN, Habermas, Horkheimer, Adorno. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).

BENJAMIN, Habermas, Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 1989.

BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. São Paulo: Perspectiva, 1981.

BATTEUX, Charles. Les Beaux Arts réduits à un même principe. Paris: Chez Saillant & Nyon, Veuve Desaint, 1773.

BOÉCIO. Fundamentals of music. Translation by Calvin M. Bower. Yale University Press, New Haven, 1989. Título original: De Instituitione Musica libri quinque.

FUBINI, Enrico. La estética musical del siglo XVIII a nuestros dias. Barcelona: Barral Editores, 1971.

LUKÁCS, Georg. A teoria do Romance. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. In: Rousseau. São Paulo: Ed. Abril, 1978. (Os Pensadores).

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: Unesp, 2001.

Publicado
2017-04-26
Seção
Música