A dimensão multicultural da nova filosofia da educação musical

  • Luís Fernando Lazzarin
Palavras-chave: Educação Musical, Nova Filosofia da Educação Musical, Multiculturalismo

Resumo

Este artigo analisa a abordagem multicultural da experiência com música, proposta pela Nova Filosofi a da Educação Musical (NFEM), dentro de seu modelo multidimensional. Apresento, primeiramente, as idéias centrais do multiculturalismo e em seguida sua infl uência na visão multidimensional da NFEM, que comporta uma tríplice compreensão do termo ‘música’: uma atividade humana universal, uma atividade humana com manifestações contextualizadas e a cristalização desta atividade na forma de obras musicais. Ao tensionar alguns conceitos e idéias, sobretudo a respeito da diferença, levanto algumas questões a serem repensadas pela abordagem multicultural em Educação Musical (EM), a partir da proposta da NFEM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, A. M. Tópicos utópicos. São Paulo: Com-Arte, 1998.

CASSIRER, E. A fi losofi a do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: UNICAMP, 1997.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. Tradução de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ELLIOTT, D. Music as culture: toward a multicultural concept of arts education. Journal of aesthetic education, v. 24, n. 1, p.147-166, 1990.

ELLIOTT, D. Music Matters: a new philosophy of music education. Oxford: University Press, 1995.

MACINTYRE, A. Tras la virtud. Tradução de Amelia Valcárcel. Barcelona: Editorial Crítica, 1987.

MACLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Tradução de Bebel Orofi no. São Paulo: Cortez, 1997.

MEYER, L. Emotion and meaning in music. Chicago: University of Chicago Press, 1956.

MEYER, L. Music, arts and ideas: patterns and predictions in twenty-century cultures. Chicago: University of Chicago Press, 1967.

PENNA, M. Diretrizes para uma educação artística democratizante: a ênfase na linguagem e nos conteúdos. In: PEREGRINO, Yara Rosas (Coord.). Da camiseta aomuseu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora UFPB, 1995, p. 47-53.

RYLE, G. The concept of mind. New York: Penguin Books, 1963.

SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Tradução de Laureano Pelegrin. Bauru: EDUSC, 1999.

WALKER, R. Multiculturalism and music re-attached to music education. Philosophy of music education review, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2000.

Publicado
2017-04-26
Seção
Música