Desenhos sob desenhos, jogo e resistência:

William Kentridge e Jacques Derrida.

  • Alice Mara Serra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leíner de Carvalho Hoki Escola de Belas Artes, UFMG
Palavras-chave: Jacques Derrida, William Kentridge, desenho, bricolagem, cinematografia

Resumo

Nossa pesquisa propôs uma aproximação entre o pensamento desconstrutivo de Jacques Derrida e a produção artística de William Kentridge. O intuito foi analisar pontos de contato, intersecções e limites em que ambas as produções, quais sejam, teórico-filosófica do primeiro e visual-cinematográfica do segundo, são frutíferas para se pensar questões que concernem à arte contemporânea, no âmbito denominado por Derrida de artes do espaço. A aproximação se deu principalmente entre tópicos de pensamento trabalhados por Derrida – quais sejam, especialmente: traço e rastro, jogo, bricolagem e resistência – e a série de curta-metragem em animação de William Kentridge, Nine Drawings for Projection, produzidos entre 1989 e 2003.

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Biografia do Autor

Alice Mara Serra, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg; Professora Adjunta da UFMG; Departamento de Filosoifia; Linha de Pesquisa em Filosofia Contemporânea; Projetos de pesquisa em Filosofia Contemporânea e em Filosofia da Arte.
Leíner de Carvalho Hoki, Escola de Belas Artes, UFMG
Integrante do projeto de pesquisa "Arte, imagem, verdade: fenomenologia e desconstrução", coordenado por Alice Serra e apoiado pela FAPEMIG; graduada em Belas Artes pela UFMG.  

Referências

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Publicado
2017-07-30
Seção
Filosofia e arte