A instrumentação do cuidado: relatos de experiências na capacitação de cuidadores de crianças

Daiane Resende do Carmo, Débora Aparecida Lopes, Isabela Zarnowski Passos, Jessica Alves Lage e Silva, Júlia Rossi e Silva, Maria Alice Matias Cardoso, Maria Elisa Vasconcelos Alves, Paulo Henrique de M. Figueiredo Neto, Vitor da Silveira Verona, Vera Lúcia de Miranda Guarda

Resumo


Este artigo aborda um estudo sobre a formação de cuidadores de crianças, promovido pelo Núcleo da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento na região de Ouro Preto (MG), com a finalidade de levar conhecimento às pessoas para que exerçam essa profissão. Vários métodos de ensino foram utilizados, tais como aulas, oficinas e palestras. As atividades foram realizadas entre março de 2016 e abril de 2018, abordando temas relacionados à importância do cuidado na infância e o papel do cuidador para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Associadas a essa formação, foram ministradas oficinas de Educação Ambiental e Empreendedorismo, com o objetivo de formar pessoas com novasideias e capazes de conciliar o trabalho com o cuidado ao meio ambiente. Participaram da formação 51 pessoas, sendo que todas eram mulheres e desempregadas, com escolaridade máxima até o ensino médio. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada contribuiu para o aprendizado e formação dos participantes e que estes estão aptos para atuarem no mercado e zelar pelo bem-estar das crianças.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-8091