CONVIVER: SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS MORADORES DA CIDADE TURÍSTICA, OURO PRETO (MG)

Kerley dos Santos Alves, Mariany Donato Bernadino

Resumo


Este artigo busca refletir sobre as ações desenvolvidas no projeto de extensão “Valorização e Capacitação de pessoas para o Turismo vivo” vinculado a Universidade Federal de Ouro Preto por meio do pró-reitoria de extensão e do Departamento de Turismo da Escola de Direito, Turismo e Museologia que propõe inserir, na atividade turística e cultural, pessoas em situação de vulnerabilidade social dos  Centro de Referências em Assistência Social (CRAS) e Abrigos Institucionais de Ouro Preto, capacitando-os para geração de renda e incentivo a apropriação da cidade,  por meio da interdisciplinaridade entre planejamento turístico, psicologia socioambiental, direitos humanos e participação popular. A metodologia utilizada foi a mescla de pesquisa bibliográfica, autogestão da economia solidária e análise qualitativa dos relatos acerca das percepções do grupo de participantes em uma das visitas técnicas-culturais realizadas. Os resultados apontam para a apropriação dos espaços culturais da cidade e aumento da autoestima dos participantes.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Kerley dos Santos. Turismo e gestão social para o desenvolvimento local: interesses hegemônicos e contra hegemônicos. Relatório de Estágio pós doutoral. CES/Portugal, 2019.

BOHRER, Alex. Origens de Ouro Preto. Disponível em . Acesso em 04 de julho de 2019.

BOHRER, Alex. Evolução urbana e histórica de Ouro Preto. Disponível em . Acesso em 04 de julho de 2019.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Turismo e ordenação no espaço urbano. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; GASTAL, Susana. Turismo Urbano. São Paulo:

Contexto, 2001.

DEPREST, F. Inquérito sobre o Turismo de Massa: a ecologia face ao território. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

CARVALHO, Mariana Aldrigui. Os números do ensino superior em turismo e hospitalidade no Brasil–2001 a 2006. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 5., Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte, BH: Anptur, 2008.

CORREA. J. E. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

SOUSA. Mauro. O pertencimento ao comum mediático: a identidade em tempos de transição. Revista USP, 2010. Disponível em . Acesso em:

de janeiro de 2018

NOGUEIRA, M. D. P. (Org.). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas: documentos básicos do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2001.

ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: FARIA, Dóris Santos de (Org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

SILVA, Michelle Nascimento. Identidade, pertencimento e sociabilidade no espaço urbano: observações sobre a percepção dos usuários do bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. REVISTA ILUMINURAS, 2013. Disponível em: . Acesso em 04 de julho de 2019.

ZAOUAL, H. nova economia das iniciativas locais: uma introdução ao pensamento pós-global. Tradução de Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A: Consulado Geral da França/COOPE/UFRJ, 2006. (Tradução de Nouvelle économie des initiatives locales).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2447-8091