A QUÍMICA ORGÂNICA E O MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO: REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO COM ÓLEOS RESIDUAIS

  • Meiry Edivirges Alvarenga Universidade Federal de Ouro Preto
  • Bruno Elias P. Nogueira da Gama Universidade Federal de Ouro Preto
  • Silmar Antônio Travain Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Sheila Rodrigues Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Ângela Leão Andrade Universidade Federal de Ouro Preto
  • Kênia Basto Damascena Universidade Federal de Ouro Preto
  • Viviane Martins Rebello dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A proposta de Ensino de Química, neste trabalho, contextualiza conceitos teóricos com o cotidiano dos estudantes. Esse ensino alternativo visou motivar os estudantes a estudar química, e a formar cidadãos mais conscientes dos problemas ambientais. A atividade proposta foi desenvolvida com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Dom Pedro II, do município de Ouro Preto/MG. O primeiro passo foi explicar, quimicamente, como ocorre a produção do sabão. Em seguida, os alunos produziram sabão. No último momento, foi entregue um questionário aos estudantes, para se avaliar a efetividade da oficina no ensinamento de um conteúdo da Química Orgânica. Os resultados corroboram com dados relatados na literatura, destacando que uma atividade prática, se realizada de forma a estimular a reflexão dos estudantes, propicia o despertar de interesse no aluno, fornecendo recursos para que ocorra a aprendizagem significativa. Além disso, a atividade realizada propiciou a discussão de aspectos científicos e ambientais, além da compreensão de processos químicos no contexto social e o desenvolvimento de atitudes e valores relacionados à cidadania.

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Publicado
2020-02-27
Como Citar
Alvarenga, M. E., Gama, B. E. P. N. da, Travain, S. A., Oliveira, S. R., Andrade, Ângela L., Damascena, K. B., & Santos, V. M. R. dos. (2020). A QUÍMICA ORGÂNICA E O MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO: REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO COM ÓLEOS RESIDUAIS. Além Dos Muros Da Universidade, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4079
Seção
Artigos