A instrumentação do cuidado: relatos de experiências na capacitação de cuidadores de crianças

  • Daiane Resende do Carmo
  • Débora Aparecida Lopes
  • Isabela Zarnowski Passos
  • Jessica Alves Lage e Silva
  • Júlia Rossi e Silva
  • Maria Alice Matias Cardoso
  • Maria Elisa Vasconcelos Alves
  • Paulo Henrique de M. Figueiredo Neto
  • Vitor da Silveira Verona
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda

Resumo

Este artigo aborda um estudo sobre a formação de cuidadores de crianças, promovido pelo Núcleo da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento na região de Ouro Preto (MG), com a finalidade de levar conhecimento às pessoas para que exerçam essa profissão. Vários métodos de ensino foram utilizados, tais como aulas, oficinas e palestras. As atividades foram realizadas entre março de 2016 e abril de 2018, abordando temas relacionados à importância do cuidado na infância e o papel do cuidador para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Associadas a essa formação, foram ministradas oficinas de Educação Ambiental e Empreendedorismo, com o objetivo de formar pessoas com novasideias e capazes de conciliar o trabalho com o cuidado ao meio ambiente. Participaram da formação 51 pessoas, sendo que todas eram mulheres e desempregadas, com escolaridade máxima até o ensino médio. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada contribuiu para o aprendizado e formação dos participantes e que estes estão aptos para atuarem no mercado e zelar pelo bem-estar das crianças.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Carmo, D. R. do, Lopes, D. A., Passos, I. Z., Silva, J. A. L. e, Silva, J. R. e, Cardoso, M. A. M., Alves, M. E. V., Figueiredo Neto, P. H. de M., Verona, V. da S., & Guarda, V. L. de M. (2018). A instrumentação do cuidado: relatos de experiências na capacitação de cuidadores de crianças. Além Dos Muros Da Universidade, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/1806
Seção
Artigos