Auxílio Reclusão: Análise do Requisito Econômico a partir da Convenção sobre os Direitos da Criança

  • Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais
  • Maria do Carmo Lopes Toffanetto Rossitto Bassetto FDSM - Faculdade de Direito do Sul de Minas

Resumo

O presente artigo trata do “controle de convencionalidade” das leis pelo Poder Judiciário, tema relativamente novo, versado de forma inédita no Brasil pelo Professor Valério Mazzuoli. O principal objetivo do trabalho é analisar, a partir da Convenção sobre os Direitos da Criança, a possibilidade de reinterpretação do benefício de auxílio-reclusão em favor de dependentes de segurado que não ostenta a condição de “baixa renda”, requisito econômico limitador da concessão do benefício, instituído pela Emenda Constitucional nº 20. Apesar de a matéria ter sido foi apreciada pelo Supremo Tribunal Federal - STF, não se analisou a questão pela ótica da Convenção sobre dos Direitos da Criança. Conclui-se que a análise deve ser feita a partir das condições econômicas da criança, e não do segurado recluso, de forma que é possível reconhecer que o benefício de auxílio-reclusão é devido pelo menos ao dependente de até 18 anos, cuja renda bruta mensal não supere o valor de R$ 1.089,72 (atualizado pela Portaria Interministerial MPS/MF nº 13, de 09/01/2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais
Juiz Federal titular da vara Federal Única da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso/MG; Especialista em Direito Constitucional
Maria do Carmo Lopes Toffanetto Rossitto Bassetto, FDSM - Faculdade de Direito do Sul de Minas

Advogada e mestranda em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Especialista em Direito Tributário.

Publicado
2016-12-31
Como Citar
ROSSITTO BASSETTO, M. E.; LOPES TOFFANETTO ROSSITTO BASSETTO, M. DO C. Auxílio Reclusão: Análise do Requisito Econômico a partir da Convenção sobre os Direitos da Criança. Libertas: Revista de Pesquisa em Direito, v. 2, n. 1, 31 dez. 2016.
Seção
Doutrina Nacional