PACIFICAÇÃO SOCIAL E PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATUAÇÃO QUALITATIVA DA JURISIDIÇÃO

  • Renata Nascimento Gomes Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM

Resumo

 Este artigo traz uma abordagem de direito e música, utilizando o princípio do contraditório, o papel do elemento característico da jurisdição de pacificação social no contexto da atuação qualitativa jurisdicional. Pretende-se demonstrar a importância de se analisar de modo consistente a aplicação do princípio do contraditório para a garantia da qualidade da atuação jurisdicional. Parte-se de uma breve investigação e posterior análise do conceito de jurisdição democrática. E, ao encontro desta perspectiva, analisar-se-á o papel do princípio do contraditório, verificando a sua contribuição para a qualidade jurisdicional quando da sua aplicação nas diferentes dimensões, especialmente em relação ao caráter contramajoritário da jurisdição. Como resultado, tem-se que o princípio do contraditório é essencial no Estado Democrático de Direito no que tange à garantia e implementação de direitos fundamentais por meio da atuação jurisdicional, que deve se pautar também em critérios de qualidade, não somente quantitativos. Para tanto, o modelo jurisdicional constitucional democrático, foi utilizado como fundamentação teórica. Como metodologia, a analítica, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica jurídica, com aportes nos argumentos em defesa da qualidade na atuação jurisdicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Nascimento Gomes, Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM

Mestra em Direito com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Linha de Pesquisa: Efetividade dos direitos fundamentais sociais. Bolsista CAPES. Editora Associada da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (2013-2015). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Margens do Direito. Membro associado da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional - ABDPC. Professora da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM e do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema - FAEX. Endereço eletrônico: renata.nascimento.gomes@gmail.com.

 
Publicado
2017-07-31
Como Citar
NASCIMENTO GOMES, R. PACIFICAÇÃO SOCIAL E PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ATUAÇÃO QUALITATIVA DA JURISIDIÇÃO. Libertas: Revista de Pesquisa em Direito, v. 2, n. 2, p. 31-45, 31 jul. 2017.
Seção
Doutrina Nacional