A LIBERDADE ACADÊMICA EM DISPUTA: UM OLHAR COM E CONTRA A SUPREMA CORTE DOS ESTADOS UNIDOS

Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, Maria Fernanda Salcedo Repolês, Francisco de Castilho Prates

Resumo


Neste artigo buscamos analisar alguns debates, historicamente travados no cenário dos Estados Unidos, no que se refere ao sentido da liberdade acadêmica, enfatizando a necessidade de se distinguir liberdade de expressão e liberdade acadêmica. Para isto, selecionamos algumas decisões da Suprema Corte que abordam, direta ou indiretamente, esta questão. Estes casos foram o ponto de partida para demonstrarmos que a Suprema Corte não realiza esta distinção, permanecendo em uma zona de confusão e ambiguidade, aplicando sua visão da liberdade de expressão à liberdade acadêmica, desconhecendo todas as singularidades normativas que esta revela possuir.  


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Libertas - Revista de Pesquisa em Direito da UFOP. Qualis B1

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

ISSN: 2319-0159


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