AUTONOMIA E ENGAJAMENTO NA ARTE (E NA CIÊNCIA): O CONCEITO DE TÉCNICA EM WALTER BENJAMIN

Rafael Zacca

Resumo


O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.

Palavras-chave


Técnica; Engajamento; Walter Benjamin; Arte; Ciência.

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