Variações da melancolia na música do século XX:

o blues e o jazz.

  • Rainer Patriota UFPB
Palavras-chave: blues, jazz, melancolia, música

Resumo

O presente texto se debruça sobre três figuras icônicas da música “melancólica” do século XX: a cantora de blues Bessie Smith, a cantora de jazz Billie Holiday e o trompetista Miles Davis. Com esses exemplos, o que se quer é delinear um panorama histórico fundado em tipos representativos. O blues de Bessie Smith caracteriza a tradição do blues em seu apogeu nos anos de 1920 como a música que vocalizou de modo espontâneo e direto o sofrimento do negro afro-americano. Billie Holiday sintetiza com extremo vigor o canto de jazz em seu máximo potencial expressivo, antecipando o protesto social das próximas décadas e cultivando uma resignação irônica diante de contradições insolúveis. Miles Davis, como porta-voz do cool jazz, avulta como o símbolo de uma concepção moderna de melancolia, musicalmente mediada pelo impressionismo e ideologicamente ligada ao existencialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES.O homem de gênio e a melancolia: o problema XXX, 1. Rio de Janeiro: Lacerda, 1998.

BERENDT, J-E.Olivro do jazz. De Nova Orleans ao século XXI. Tradução e apresentação de Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FOL, S. Billie Holliday. Porto Alegre: L&PM, 2005.

FRANCIS, A.Jazz. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HANDY, W. C.St. Louis Blues, New York: Handy Bross.Music Co., 1914. Disponível em http://library.duke.edu/digitalcollections/hasm_a1311/. Acesso em: 14 de outubro de 2015.

HOLLIDAY, B. Billie Holliday, myman, 2007. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IQlehVpcAes. Acesso em: 10 dejulho de2015.

JONES, L.O jazz e sua influência na cultura americana. Rio de janeiro/SãoPaulo:Record, 1967.

MARSALIS, W.Moving to higher ground. How jazz can change your life. New York: Random House, 2008.

ODA, A.M.G.R. Escravidão e nostalgia no Brasil: o banzo. In: revista Latino-americanade psicopatologia fundamental. Vol. 11, nº4. São Paulo, 2008.

Publicado
2017-03-27
Seção
Artigos