Uma leitura espinozista de Perto do coração selvagem.

  • Gabriela Guimarães Gazzinelli
Palavras-chave: Clarice Lispector, Espinoza, Natureza, Consciência metafisica, Eudemonismo

Resumo

Este ensaio propõe uma leitura do romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector, com base em alguns conceitos da Ética do Espinoza, como (i) as modalidades de conhecimento sensível, racional e intuitivo, (ii) a compreensão metafísica da natureza e da necessidade das leis naturais e (iii) a bem-aventurança moral resultante da compreensão metafísica da realidade. Pretende-se mostrar que a originalidade do primeiro romance de Clarice procede da elaboração de intuições metafísicas espinozistas, mais que dos elementos de fluxo de consciência que lhe são comumente atribuídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AREAS, Vilma. “Com a ponta dos dedos: Avia crucis do corpo". Com a ponta dos dedos: Clarice Lispector. São Paulo: Companhia das Letras 2005. Pp 46-73.

COOK, J. Thomas. Spinoza’s Ethics – A reader’s guide. London: Continuum, 2007.

DARCY DE OLIVEIRA, Rosiska. “Perto de Clarice”. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. Pp 5-11.

LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

LISPECTOR, Clarice. A paixãos segundo G.H. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MOSER, Benjamin. Why this world – a biography of Clarice Lispector.Oxford: Oxford University Press, 2009.

NUNES, Benedito. “Introdução do coordenador”. In: Lispector, Clarice. A paixão segundo G. H.Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina e UNESCO,1988.Pp XXIV-XXXIII.

SPINOZA, Benedictus de. The Essential espinoza: Ethics and Related Writings (edited by Michael Morgan, translation of Samuel Shirley).Indianopolis: Hackett, 2006.

SZKLO,Gilda Salem. “'O búfalo'. Clarice Lispector e a herança da mística judaica". Remate de Males. Revista de Teoria Literária, 9 (1989): 107-13.

WASSERMAN, Renata. “Clarice Lispector e o misticismo da matéria”. Clarice Lispector: Novos aportes críticos (organização C. Ferreira-Pinto Bailey e R. Zilberman). Pittsburgh: Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, Pittsburgh University, 2007.

Publicado
2017-04-11
Seção
Artigos