Anúncio do mundo, prejuízos do comportamento teórico e pensamento poético em Heidegger

  • Andreia Aparecida Marin
Palavras-chave: Heidegger, comportamento teórico, pensamento poético, expressão

Resumo

No presente texto, discuto a crítica de Heidegger ao comportamento teórico e a consideração do comportamento poético como alternativa à radicalidade da representação. O ponto central do texto é a análise da desmundanização do ente intramundado e do anúncio do mundo operado a partir da ruptura da manualidade. Ilustro a discussão fazendo uma digressão aos “Carreteis” de Iberê Camargo, que desenvolveu a expressão de um mundo originário, fazendo da imagem do ente – instrumento (Zeug) – um ser simplesmente dado, singular, não subsumido nas determinações do sujeito, mas ao encontro do Dasein.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, I. Um esboço autobiográfico. In: CARMARGO, I.; MASSI, A. (Orgs). Gaveta dos guardados.São Paulo: Edusp, 1998.

DUBOIS, C. Heidegger: introdução a uma leitura. Trad. Bernardo B.C.Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

GULLAR, F. Do fundo da matéria. In: SALZSTEIN, S. Diálogos com Iberê Camargo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. pp. 9-20.

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Iberê Camargo. Moderno no limite.1914-1994. Curadoria Mônica Zielinsky, Paulo S.Duarte e Sônia Salzstein. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2008.

HAAR, Michel. Heidegger e a essência do homem. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel A. Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

HEIDEGGER, M. Ciência e pensamento de sentido. In.: HEIDEGGER, M. Ensaios e Conferências. Trad. Emmanuel C.Leão, Giovan Fogel, Márcia S.C.Schuback. 5ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Ed.Universitária São Francisco, 2008.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Trad. Maria S.C.Schuback. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Ed.Universitária São Francisco, 2007.

HEIDEGGER, M. A época da imagem do mundo. In: SCHNEIDER, Paulo R. O outro pensar: sobre que significa pensar? e a época da imagem do mundo.Ijuí: Ed.Unijuí, 2005. pp. 191-232.

HEIDEGGER, M. Que é uma coisa?Doutrina de Kant dos princípios transcendentais. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1992.

MICHELAZZO, J. C. Do um como princípio ao doiscomo unidade: Heidegger e a reconstrução ontológica do real. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2010.

SALZSTEIN, S. Ausência dos carreteis. In: FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Moderno no limite.1914-1994. Curadoria Mônica Zielnsky, Paulo S.Duarte e Sônia Salzstein. Porto Alegre: Fundação IberêCamargo, 2008.

SCHUBACK, M.S.C. Heidegger e a lebre de Dürer: Uma reflexão sobre o sentido transformador da singularidade em obra. Disponível em http://www.seminariosmv.org.br/textos/marcia_sa_cavalcante_schuback.pdf, acessado em 01/06/2010.

ZIELINKY, M. A inquietude da arte. In: FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO. Moderno no limite.1914-1994. Curadoria Mônica Zielnsky, Paulo S.Duarte e Sônia Salzstein. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2008.

Publicado
2017-04-20
Seção
Estética contemporânea