Entre Logos e Pathos:

O antiplatonismo platônico de Nietzsche

  • Enrico Müller
Palavras-chave: Logos, Pathos, antiplatonismo, Nietzsche

Resumo

Este artigo procura mostrar em que medida o pensamento de Nietzsche evolui ao se ocupar polemicamente com a filosofia grega clássica. Em sua obra de maturidade, Nietzsche caracteriza sua prática filosófica como a “transformação do dionisíaco em um pathos filosófico” (Ecce Homo, “O Nascimento da Tragédia”). O termo pathos é tomado aqui como um contraconceito estratégico voltado contra a metafísica europeia, que se apresenta como uma filosofia do logos desde sua fundação platônica. Em sua confrontação permanente com Platão, Nietzsche por um lado critica e desconstrói determinados conceitos e a orientação transcendente de seu precursor, mas por outro lado ele o repete como um “transvalorador de todos os valores” e como um artista filosófico. Assim, em suas ambições críticas, Nietzsche descobre cada vez mais o indivíduo para além da filosofia do logos: Sócrates para além do socratismo e Platão para além do platonismo. Ao demonstrar a relação tensa entre Nietzsche e Platão enquanto escritores, gostaria de argumentar que mesmo o projeto de uma filosofia antimetafísica permanece ligado ao modelo da dialética socrático-platônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÖHME, Gernot. Der Typ Sokrates. Frankfurt a. Main: Suhrkamp, 1988.

BREMER, Dieter. Platonisches, Antiplatonisches. Aspekte der Platon-Rezeption in Nietzsches Versuch einer Wiederherstellung des frühgriechischen Daseinsverständnisses. In: Nietzsche-Studien8 (1979). p. 39-103.

DERRIDA, Jacques. Die Postkarte von Sokrates bis Freud und jenseits. 1. Lieferung. Berlin:Verlag Brinkmann & Bose, 1982 (Or.: Paris 1980).

DERRIDA, Jacques. Platons Pharmazie. In: Dissemination. Wien: Passagen-Verlag, 1995.

GASSER, Peter.: Rhetorische Philosophie. Leseversuche zum metaphorischen Diskurs in Nietzsches, Also sprach Zarathustra“. Bern, Berlin, Frankfurt a. M. 1992 (Europäische Hochschulschriften. Reihe I: Deutsche Sprache und Literatur).

GHEDINI, Francesco. : Il Platone di Nietzsche. Genesi e motivi di un simbolo controverso (1864-1879). Napoli: ESI, 1999.

LAMPERT, Laurence. Nietzsche and Plato. In: BISHOP, P. (Hg.): Nietzsche and Antiquity: His Reaction and Response to the Classical Tradition. Rochester/NY: Camden House, 2004, p. 205-219.

LOSSI, Annamaria. Nietzsche und Platon: Begegnung auf dem Weg der Umdrehung des Platonismus. Würzburg:Königshausen. & Neumann, 2006.

MAURER, Reinhardt Klemens. Das antiplatonische Experiment Nietzsches. Zum Problem einer konsequenten Ideologiekritik.In: Nietzsche-Studien8 (1979). p. 104-126.

MÜLLER, Enrico. Aesthetische Lust“ und „dionysische Weisheit“. Nietzsches Deutung der griechischen Tragödie. In: Nietzsche-Studien 31 (2002), p.134-153.

MÜLLER, Enrico. Verbete “Razão”. In: NIEMEYER, C. (Hg): Nietzsche-Lexikon, Darmstadt: WBG, 2009.

NEHAMAS, Alexander. Life as Literature. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke.Kritische Studienausgabe(KSA: 15 vols.). Hrsg. von G. Colli und M. Montinari. Berlin/New York: de Gruyter, 1988.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Briefe. Kritische Studienausgabe(KSB: 08 vols.). Hrsg. von G. Colli und M. Montinari. Berlin/New York: de Gruyter, 1986.

NOHL, Heinz. Eine historische Quelle zu Nietzsches Perspektivismus: G. Teichmüller, Die wirkliche und die scheinbare Welt. In: Zeitschrift für Philosophie und philosophische Kritik149 (1913). p. 106-115.

PLATON. Werke in Acht Bänden(Griechisch und Deutsch). Deutsche Übersetzung von F. Schleiermacher. Bearbeitet von H. Hofmann. Darmstadt: WBG, 1977/2011.

SCHLIMGEN, Erwin. Nietzsches Theorie des Bewußtseins. Berlin/New York: de Gruyter, 1988.

SIMON, Josef. Ein Text wie Nietzsches .In: GERHARDT, Volker. Also sprach Zarathustra. Berlin 2000 (Klassiker Auslegen 14). p. 225-256.

STEGMAIER, Werner. Anti-Lehren. Szene und Lehre in Nietzsches . In: GERHARDT, Volker Also sprach Zarathustra. Berlin 2000 (Klassiker Auslegen 14), p. 191-224.

ROSEN, Stanley. Nietzsches , Platonismus“.In: Allgemeine Zeitschrift für Philosophie, 12(1987), p. 1-15.

TEICHMÜLLER, Gustav. Die wirkliche und die scheinbare Welt. Breslau: Koebner,1882.

TEJERA, Victorino. Nietzsche and Greek Thought. Dordrecht:Martinus Nijhoff, 1987.

THOMAS, Douglas. Reading Nietzsche Rhetorically. New York: Guilford Press, 1999.

WIELAND, Wolfgang. Platon und die Formen des Wissens. Göttingen:Vandenhoek & Ruprecht, 1982.

ZUCKERT, Catherine. Postmodern Platos: Nietzsche, Heidegger, Gadamer, Strauss, Derrida. Chicago: Chicago University Press, 1996.

Publicado
2017-04-20
Seção
Dossiê: Nietzsche