A questão do “Eros” na obra de Benjamin

  • Jeanne Marie Gagnebin
Palavras-chave: W. Benjamin, Eros, Aura, Distância, Proximidade.

Resumo

A questão do “Eros” na obra de Benjamin se inscreve na refl exão sobre as relações entre distância e proximidade, em particular no nível da percepção sensível, da aisthèsis portanto. Partindo de um fragmento de juventude intitulado “proximidade e distância”, procuraremos mostrar como o tema do Eros prepara as refl exões posteriores sobre “aura” e perda da aura, que se inscrevem igualmente nessa dialética entre distante e próximo. Analisaremos em particular como Benjamin se apropria de vários motivos emprestados às suas leituras de L. Klages e como essas refl exões, notadamente aquelas sobre o olhar compartilhado ou não dos amantes, deverão ressurgir nas suas análises da poesia erótica de Baudelaire e do Eros na obra de Proust.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. Gesammelte Schriften. Ed. R. Tiedemann/H. Schweppenhäuser. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 1985 (v. VI), 1974 (v. I-2).

BAUDELAIRE, C. Les Fleurs du Mal. Paris: Bibliothèque de la Pléiade, 1961.

GOETHE, W. Selige Sehnsucht. In: Westöstlicher divan. Hamburg, 1965, Hamburger Ausgabe, v.2.

PROUST, M. A la recherche du temps perdu. Paris: Bibliothèque de la Pléiade, 1987 (v.I), 1988 (v. II e III), 1989 (v. IV).

WEIGEL, S. Eros. In: OPITZ, M. ; WIZISLA, E. (org.). Benjamins Begriffe. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 2000. v.I, p.299-338.

WIGGERSHAUS, R. Die Frankfurter Schule. 4a ed. Munique: DTV Verlag, 1993

Publicado
2017-04-25
Seção
Eros e Filosofia