Respiração e criação cênica A Respiração no Trabalho do Ator

Sandra Parra

Resumo


Neste artigo, apresentamos a hipótese de que a respiração pode ser um instrumento altamente efi caz para ajudar o ator-criador a transitar entre consciente e inconsciente. Para tanto, trabalhamos sobre as obras de alguns dos pensadores e realizadores mais signifi cativos da criação teatral no século XX, buscando encontrar em seus escritos um pensamento sobre a respiração. Os termos e conceitos apresentados também são lidos, em certa medida, como provocadores para pensarmos a respiração, para criarmos parâmetros e conceitos que possam nos auxiliar a objetivar uma idéia sobre o papel da respiração na cena artística.

Palavras-chave


Teatro Contemporâneo; Respiração; Treinamento de Ator; Ator-Criador

Texto completo:

PDF

Referências


FOX, Eduard L.; BOWERS, Richard W.; FOSS, Merle L. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4° ed. Trad. Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1991.

McARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício – energia, nutrição e desempenho humano. 4° ed. Trad. Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1982.

SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.

______. O Diafragma. São Paulo: Summus, 1989

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994

______; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. 4° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

RIETTI, Francesca Romana; ACQUAVIVA, Franco (org.). Il Ponti dei Venti: un’esperienza di pedagogia teatrale con Iben Nagel Rasmussen. Copenaghen: F. Hendriksens, 2001.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. 2° ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. 6° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

______. A Preparação do Ator. 10° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

GAIARSA, José Angelo. Respiração, Angústia e Renascimento. 3ª ed. São Paulo: Ícone, 1996.

______. O Corpo e a Terra. São Paulo: Ícone, 1991.

NOGUCHI, Haruchika. Order, Spontaneity and the Body. Tokyo: Zensei, 1984.

DEMPSEY, Jerome A. Is the Lung Built for Exercise? Medicine and Science in Sports and Exercise. v. 18, n.02, dez. 1985.

FIORAVANTI, Carlos. Prova de Resistência. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 89, p. 32-37, jul. 2003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista ArteFilosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ArteFilosofia - Publicação Semestral

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

ISSN: 2526-7892 (on-line)

ISSN: 1809-8274 (impresso)

Qualis CAPES: B1 (Filosofia)

Endereço de contato: artefilosofia.defil@ufop.edu.br 

ArteFilosofia – Biannual Journal

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on  Philosophy – UFOP

ISSN: 2526-7892 (on-line)

ISSN: 1809-8274  (print)

Qualis CAPES: B1 (Philosophy)

Contact: artefilosofia.defil@ufop.edu.br