Estudo do movimento e a preparação técnica e artística do intérprete de dança contemporânea

Lígia Losada Tourinho, Eusébio Lôbo da Silva

Resumo


Este artigo desenvolve uma refl exão sobre o conceito de estudo do movimento voltado para a preparação técnica do intérprete de dança contemporânea - entendendo a mesma como uma das possíveis artes da cena. Desenvolvemos primeiramente uma refl exão sobre a dança contemporânea, seus primórdios e infl uências. Refl etimos em seguida sobre a importância da relação do artista da cena contemporânea com seu corpo próprio e adotamos o estudo da fenomenologia de Merleau-Ponty como diretriz metodológica para se pensar a dança. Este artigo parte da idéia de que o conceito de preparação corporal atual não signifi ca mais uma linguagem que o dançarino deva dominar para dançar. O conceito de estudo do movimento desenvolvido na atualidade coloca o dançarino contemporâneo dentro de um outro paradigma - a técnica como instrumento de auto-conhecimento. Não se precisa de um corpo formatado dentro de uma estética específi ca, mas um corpo disponível - energia e vida conduzida para um processo de criatividade e expressão. Dança-se com o corpo que se tem, com seu corpo próprio, e não com o corpo que se imagina ter

Palavras-chave


Artes Cênicas; Dança; Estudo do Movimento; Preparação Técnica; Fenomenologia

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepçãocorporal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1992.

BARTENIEFF, I.; LEWIS, D. Body Movement. New Tourk: Gordon and Breach, 1980.

BARTENIEFF, I.; DAVIS, M. Effort. Shape Analysis of Movement: the Unit of Approaches to Movement and Personality. New York: Gordon and Breach, 1980.

BARTENIEFF, I.; DAVIS, M.; FORRESTINE, P. Four Adaptations of Effort Theory in Research and Teaching. New York: Dance Nutation Bureau, Inc., 1973.

BERTHERAT, T. As Estações do Corpo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1986.

BERTHERAT, T.; BERNSTEIN, C. O Corpo Tem Suas Razões. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

CASCIERO, Tomas. Laban Movement Studies and Actor Training: an Experiential and Theoretical Course for training Actors in Physical Awareness and Expressivity. 1998 (Ph. D. – Arts and Humanites) - Theater Department, Towson University, Towson, 1998.

CORDEIRO, A. Nota-Anna: a escrita eletrônica dos movimentos do corpo baseada no Método Laban. São Paulo: Annablume / FAPESP, 1998.

CORDEIRO, HOMBURGER e CAVALCANTI, C. Método Laban: Nível Básico. São Paulo: Ed. Laban Art, 1989.

DANTAS, Monica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 1999.

FERNANDES, Ciane. Esculturas Líquidas: a pré-expressividade e a Forma Fluida na Dança Educativa pósmoderna. Cadernos Cedes, dança educação, Campinas, Editora da Unicamp, n.53, 2001.

______. O Corpo em Movimento: o “Sistema Laban”/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

LABAN, Rudolf von. O Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

______. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone Editora LTDA, 1990.

______. Choreutics. London: MacDonald and Evans, 1966.

LABAN, Rudolf von; LAURENCE, F. Effort. Economy of Human Movement. London: MacDonald and Evans, 1974.

______. A Life for Dance: reminiscences. London: MacDonald and Evans, 1975.

______. A Vision of Dynamic Space. London and Philadelphia: The Falmer Press, 1984.

LOPES, Joana. Pega Teatro. São Paulo: Papirus, 1989.

______. Coreodramaturgia: a dramaturgia do Movimento. Primeiro caderno pedagógico. Departamento de Artes Corporais/ Unicamp, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Perspectiva, 1999.

OLIVIER, Giovanina Gomes Freitas. Um Olhar sobre o Esquema Corporal, a Imagem Corporal, a Consciência Corporal e a Corporeidade. 1999. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas, 1999.

PRESTON, D. V. A Handbook for Modern Education Dance. London: MacDonald and Evans, 1963.

______. An Introduction to Kinetography Laban. London: MacDonald and Evans, 1966.

______. Dancing and Dance Theory. Kent: Scorpion Press, 1979.

______. Point of Departure: the dancer’s space. London: Mac Donald and Evans, 1980.

______. Dance Is a Language, Isn’t it? London: Laban Center for Movement and Dance, 1987.

______. Dance Words: compiled by Valerie Preston-Dunlop. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1995.

______. Rudolf Laban: Extraordinary Life. London: Dance Books Ltd, 1998.

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. 2001. Disseração de Mestrado. Instituto de Artes/ UNICAMP, Campinas, 2001.

SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias constitutivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SILVA, Eusébio Lôbo da. Método Integral da Dança: um estudo do desenvolvimento dos exercícios técnicos centrado no aluno. 1993. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 1993.

______. Comentários sobre o estudo da “Corêutica”. Caderno de Pós-Graduação da Unicamp, Campinas, v. 6, 2002.

______. Comentários sobre o estudo da Eukinética. Caderno de Pós-Graduação da Unicamp, Campinas, v. 7, 2004, Inédito.

SIQUEIRA, Adilson Roberto. Busca e Retomada: um processo de treinamento para a construção da personagem pelo ator-dançarino. 2000. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Unicamp, 2000.

SOARES, Marília Vieira. Técnica Energética: fundamentos corporais de expressão e movimento criativo. 2000. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2000.

TAVARES, Maria da Consolação G. C. F. Imagem Corporal: conceito e desenvolvimento. Barueri: Manole, 2003.

VIANNA, Klaus; CARVALHO, M. A. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista ArteFilosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ArteFilosofia - Publicação Semestral

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

ISSN: 2526-7892 (on-line)

ISSN: 1809-8274 (impresso)

Qualis CAPES: B1 (Filosofia)

Endereço de contato: artefilosofia.defil@ufop.edu.br 

ArteFilosofia – Biannual Journal

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on  Philosophy – UFOP

ISSN: 2526-7892 (on-line)

ISSN: 1809-8274  (print)

Qualis CAPES: B1 (Philosophy)

Contact: artefilosofia.defil@ufop.edu.br