Atirar pedras, olhar de frente a estranheza:

sobre os gestos que não esquecem

  • Nélio Conceição Bolsista de pós-doutoramento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), no IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Nova)
Palavras-chave: gesto, memória, recordação, estranheza, corpo, processo criativo

Resumo

O artigo aborda a relação entre gesto, memória e recordação, mostrando a sua importância para a criação artística. O impulso é dado por Aristóteles e por uma matriz antiga de afinidade entre corpo e memória, mas é a releitura de algumas “imagens de pensamento” de Walter Benjamin e das suas reflexões sobre as questões do gesto e da estranheza em Proust e Kafka que permite articular os vários momentos. Este percurso irá atravessar a fotografia e a literatura, com referências a Proust, Kafka, Clarice Lispector e Claude Cahun. Trata-se de procurar respostas para as seguintes questões: de que forma um gesto ou um movimento corporal podem desencadear em nós uma relação com o passado? E que articulação entre memória e corpo está subjacente a esta experiência? De que forma a modernidade intensificou a experiência da estranheza, não apenas em relação à nossa própria identidade, mas também em relação ao mundo que nos rodeia e a um passado a que deixamos de ter acesso? E, neste cenário, quais as possibilidades de ação? Por último, como é que a arte aproveita ou pode aproveitar estas experiências?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nélio Conceição, Bolsista de pós-doutoramento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), no IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Nova)

Doutorado em Filosofia – Estética, pela FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), em 2013. Atualmente é pesquisador, com uma bolsa de pós-doutoramento da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), no IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Nova).

Referências

ARISTÓTELES.On Memory and Recollection, in Parva Naturalia. The Loeb Classical Library. Cambridge MA / London: Harvard University Press, 2000[1957].

ARISTÓTELES. Problems, vol. I. The Loeb Classical Library. Cambridge MA:Harvard University Press, 2011.

BENJAMIN, W.Das Passagen-Werk.InGesammelte Schriften, vol. V.Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991a.

BENJAMIN, W. “Franz Kafka. Zur zehnten Wiederkehr seines Todestages”, in Gesammelte Schriften, vol. II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991b [1934].

BENJAMIN, W.Imagens do Pensamento.Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.

KAFKA, F.Os Contos, vol 1. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.

LISPECTOR, C.A paixão segundo G. H..Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

Publicado
2017-07-30
Seção
Filosofia e arte