n. 16 (2014)

Sumário

Editorial

Editorial
Rainer Patriota
PDF
1-3

Tradução - Translation

A favor e contra o jazz
Joachim-Ernst Berendt
PDF
4-10
Na ausência da partitura: o caso singular da análise de música eletroacústica
François Delalande
PDF
11-20

Entrevistas - Interviews

Rufo Herrera entre a vanguarda e a tradição
Guilherme Paoliello, Rainer Patriota
PDF
21-29

Estética e filosofia da música

Música que matiza, pintura que encena: a expressão mimética em Caravaggio e Monteverdi
Heloisa Muller
PDF
30-45
Bach e o esquecimento: análise do prelúdio BWV 999 em dó menor, de J. S. Bach
Guilherme Paoliello
PDF
46-56
Só há Beethoven e Hegel? Breve reflexão sobre uma frase de Adorno
Daniel Pucciarelli
PDF
57-76
História e filosofia hermenêutica como parâmetros para a reflexão musical
Edilson V. Lima
PDF
77-89
Reflexões sobre o sagrado na música
Celso Cintra
PDF
90-102
Breves apontamentos sobre as diretivas culturais do III Reich na França ocupada
Lia Tomás
PDF
103-109
Barroco, classicismo e a música do Brasil Colonial (Conferência proferida por ocasião do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das artes, em 15 de julho de 2014)
Regis Duprat
PDF
110-115

Resenhas - Reviews

John Cage. De segunda a um ano. Tradução Rogério Duprat; revista por Augusto de Campos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013. 208 p. ISBN 978-85-60965-50-2
Milton Castelli Veiga
PDF
116-118
Carin Zwilling. Colaboração de Leonel Maciel Filho e Andrea Kaiser. William Shakespeare: as canções originais de cena. São Paulo: Annablume, 2010, 382p.
Rainer Patriota, Robson Bessa
PDF
119-121