Saberes geométricos mobilizados por estudantes de uma turma do 7º ano na construção de mosaicos em tarefas exploratório-investigativas

Silvia Andrea Alexandre Miranda, Paulo Cesar Oliveira

Resumo


Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino que prioriza tarefas de natureza exploratório-investigativas pode contribuir para a geração e/ou mobilização de conceitos geométricos em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação de natureza qualitativa, na modalidade descritiva e interpretativa, ocorreu em uma escola pública de Pilar do Sul (SP). A técnica da triangulação dos dados envolveu registros de áudio, vídeo, fotografias, registros escritos dos alunos e anotações da observação participante da professora-pesquisadora. Os resultados da pesquisa mostram que, com as experiências vivenciadas, os alunos ampliaram o repertório de termos próprios da linguagem matemática, além de mostrarem ter se apropriado e/ou ampliado da/a compreensão de conceitos figurais como ângulos, retas, polígonos regulares e de ter mobilizado tais conhecimentos durante a exploração das propriedades e relações desses objetos.

Palavras-chave: Mosaico. Ensino Fundamental. Tarefas exploratório-investigativas. Geometria.

 

Exploratory-investigative tasks in mosaic construction in a 7th grade class

Abstract: The present study aimed to analyze how an education that prioritizes tasks of exploratory- investigative nature can contribute to the generation and/or mobilization of geometric concepts in the 7th grade students of elementary school. The investigation of a qualitative nature, in the form descriptive and interpretative occurred in a public school of Pilar do Sul (SP). The technique of triangulation of data involved audio, video and photographs’ records, students’ written records and observation notes of the participant teacher - researcher. The survey results allowed that with the experiences, the students used a mathematical language with greater mastery of mathematical terms, furthermore, they demonstrated appropriating and/or expand figural concepts like angles, straight, regular polygons and mobilized such knowledge during the exploration of the properties and relations of these objects.

Keywords: Mosaic. Elementary Education. Exploratory-investigative tasks. Geometry.

 

Tareas exploratorio-investigativas en la construcción de mosaicos en una clase de 7º año

Resumen: La presente investigación tuvo como objetivo, analizar cómo una enseñanza que prioriza tareas de naturaleza exploratorio-investigativas puede contribuir a la generación y / o movilización de conceptos geométricos en alumnos del 7º año de la escuela secundaria. La investigación de naturaleza cualitativa, en la modalidad descriptiva e interpretativa, ocurrió en una escuela pública de Pilar do Sul (SP). La técnica de la triangulación de los datos involucró registros de audio, vídeo, fotografías, registros escritos de los alumnos y anotaciones de la observación participante de la profesora-investigadora. Los resultados de la investigación apuntaron que, con las experiencias vivenciadas, los alumnos utilizaron el lenguaje matemático con mayor dominio de términos matemáticos, además, demostraron apropiarse y / o ampliar conceptos como ángulos, rectas, polígonos regulares y movilizaron tales conocimientos durante la exploración de las propiedades y relaciones de estos objetos.

Palavras chave: Mosaico. Escuela secundaria. Tareas exploratorio-investigativas. Geometría.

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DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a7

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