A Educação Financeira no Ensino Médio em uma escola em São João de Meriti (RJ)

Rosilane Motta Quintanilha, Abel Garcia Lozano, Chang Kuo Rodrigues, Marco Aurélio Kistemann Jr.

Resumo


Resumo: O presente artigo trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado com temática de Educação Financeira realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em São João de Meriti / RJ. A pesquisa foi estruturada metodologicamente de acordo com as quatro fases da Engenharia Didática. Os fundamentos teóricos foram subsidiados na teoria das Situações Didáticas, que abordam as relações que ocorrem em sala de aula, entre o professor, o aluno e o saber de Guy Brousseau, em particular, de situações a-didáticas. O objetivo geral foi investigar como os estudantes do 3º ano do Ensino Médio agem em situações cotidianas referentes às finanças pessoais. O principal resultado da pesquisa foi constatar que as atividades possibilitaram aos estudantes refletir e tomar decisões de cunho financeiro percebendo-se como consumidor consciente.

Palavras-chave: Educação Financeira. Matemática Financeira. Engenharia Didática.

 

High School Financial Education in São João de Meriti (RJ)

Abstract: This article deals with a study of a master 's research with the subject of Financial Education carried out with students of the third year of high school of a state school in São João de Meriti / RJ. The research was structured methodologically according to the four phases of Didactic Engineering. The theoretical foundations were subsidized in the theory of Didactic Situations, which deal with the relations that occur in the classroom, between the teacher, the student and the knowledge of Guy Brousseau, in particular, didactic situations. The overall goal was to investigate how middle school students act in everyday personal finance situations. The main result of the research was to verify that the activities allowed students to reflect and make financial decisions perceiving themselves as a conscious consumer.

Keywords: Financial Education. Financial Mathematics. Educational Engineering.

 

La Educación Financiera em la Enseñanza Medio en una escuela en São João de Meriti (RJ)

Resumen: El presente artículo trata de un recorte de una investigación de maestría con temática de Educación Financiera realizada con alumnos del 3º año de la escuela secundaria de una escuela estatal en São João de Meriti / RJ. La investigación fue estructurada metodológicamente de acuerdo con las cuatro fases de la Ingeniería Didáctica. Los fundamentos teóricos fueron subsidiados en la teoría de las Situaciones Didácticas, que abordan las relaciones que ocurren en el aula, entre el profesor, el alumno y el saber de Guy Brousseau, en particular, de situaciones didácticas. El objetivo general fue investigar cómo los estudiantes del tercer año de la enseñanza media actúan en situaciones cotidianas referentes a las finanzas personales. El principal resultado de la investigación fue constatar que las actividades posibilitar a los estudiantes reflexionar y tomar decisiones de cuño financiero percibiendo como consumidor consciente.

Palavras chave: Educación Financiera. Matemática financiera. Ingeniería Didáctica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA. Rodrigo Martins de. O movimento das pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didática das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 193-217.

BACEN [Banco Central do Brasil]. Relatório de Estabilidade Financeira. Brasília, v. 10, n. 2, p. 1-60, set. 2011.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

D’AQUINO, Cássia. Educação Financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. 2011. 301f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Educação Matemática: uma introdução. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2002, p. 197-208.

SILVA, Rosilaine Motta da; LOZANO, Abel Rodolfo Garcia; RODRIGUES, Chang Kuo. A Família dezmedida na prática das finanças. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 6, n. 3, p. 158-166, set./dez. 2016.

SILVA, Rosilaine Mota da. A Família DEZmedida. 2016. 32f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias.

SILVA, Rosilaine Mota da. Educar financeiramente em situações a-didáticas no Município de São João de Meriti/RJ: algumas possibilidades. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias.




DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n2a6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 Revemop está licenciada sob Creative Commons