Revisão sistemática das contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática (2014-2017)

Geraldo Eustáquio Moreira, Janaína Mendes Pereira da Silva, Paulo Vinícius Pereira de Lima

Resumo


O artigo se propõe estudar as contribuições de Malba Tahan para a Educação Matemática, de forma a descobrir as principais pesquisas publicadas no período de 2014 a 2017, levantando as contribuições didáticas e a historigrafia do autor. O objetivo é analisar as produções científicas acerca dos estudos, vida e obras de Júlio César de Melo e Souza (Malba Tahan). Para este fim, a escolha da metodologia foi a revisão sistemática, a partir de levantamento bibliográfico de teses, dissertações e artigos qualificados sobre a temática, realizada em quatro etapas: 1) busca por descritores no Portal CAPES, no Google Acadêmico, no repositório de teses e dissertações e no Scielo; 2) seleção e organização por importância, data e tipologia do trabalho; 3) adequação ao tema proposto e aos descritores; 4) análise, estudo e detalhamento do material selecionado. As buscas foram realizadas utilizando cinco descritores específicos sobre o assunto para auxílio e relevância, considerando a data da publicação, a tipologia do trabalho e sua adequação ao tema.  Na revisão, observamos que o professor Malba Tahan desperta o interesse do meio acadêmico, literário e histórico, que aponta sua contribuição para a Educação Matemática.

Palavras-chave: Revisão sistemática. Malba Tahan. Contribuições. Educação Matemática.


Systematic review of Malba Tahan's contributions to Mathematics Education (2014-2017)

 

Abstract: The article presents a study related to the contributions of Malba Tahan, by raising the didactic contributions and the historigraphy of the author in regards to mathematics education, the authors looked at the main research published from 2014 to 2017. The objective was to analyze scientific production related to studies, life and works of Júlio César de Melo e Souza (Malba Tahan). For this purpose, a systematized bibliographical review was carried out using the theses, dissertations and qualified articles on the subject, and was carried out in four stages: 1) search for descriptors in CAPES Portal, in Google Academic, and in the repository of theses and dissertations and in Scielo; 2) selection and organization by importance, date and typology; 3) adequacy to proposed themes and descriptors; and 4) analysis, study and detailing of the selected material. The searches were carried out using five specific descriptors on the subject for help and relevance, considering the date of publication, the typology of the work and its adequacy to the theme. In the review, we note that Professor Malba Tahan arouses the interest in academic, literary and historical environments which point out his contribution to mathematics education.

Keywords: Systematic review. Malba Tahan. Contributions. Mathematics Education.


Revisión sistemática de las contribuciones de Malba Tahan a la Educación Matemática (2014-2017)

 

Resumen: El artículo se propone estudiar las contribuciones de Malba Tahan a la Educación Matemática, de forma a descubrir las principales investigaciones publicadas en el período de 2014 a 2017, levantando las contribuciones didácticas y la historigrafía del autor. El objetivo es analizar las producciones científicas acerca de los estudios, vida y obras de Júlio César de Melo y Souza (Malba Tahan). Para este fin, la elección de la metodología fue la revisión sistemática. Se hizo una revisión bibliográfica sistematizada en las tesis, disertaciones y artículos calificados sobre la temática, realizada en cuatro etapas: 1) búsqueda por descriptores en el Portal CAPES, en Google Académico, en el repositorio de tesis y disertaciones y en el Scielo; 2) selección y organización por importancia, fecha y tipología del trabajo; 3) adecuación al tema propuesto ya los descriptores; 4) análisis, estudio y detalle del material seleccionado. Las búsquedas se realizaron utilizando cinco descriptores específicos sobre el tema para ayuda y relevancia, considerando la fecha de la publicación, la tipología del trabajo y su adecuación al tema. En la revisión, observamos que el Profesor Malba Tahan despierta el interés del medio académico, literario e histórico, que apuntan su contribución a la Educación Matemática.

Palavras chave: Revisión sistemática. Malba Tahan. Aportes. Educación Matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


BALLADARES, Betânia Lopes. Malba Tahan, Matemática a e histórias em quadrinhos: produção discente de HQs em uma colônia de pescadores. 2104. 185f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

BIANI, Rosana Prado; LORENZATO, Sérgio. Malba Tahan + Matemática = Malbatemática. Educação e Temática Digital, Campinas, v. 19, n. 3, p. 822-843, jul./set. 2017.

BUENO, Fabricio. Métodos Heurísticos: teoria e implementações. IFCS: Araguaia, 2009.

COSTA, Leonardo Silva. Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da Educação Matemática no Ensino Fundamental. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal. Universidade Federal de Uberlândia. Ituitaba.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

INGLES, Maria Amelia, SCHNECKENBERG, Marisa; GASPARELO, Rayane Regina Scheidt. Políticas de educação inclusiva para a formação de professores: uma revisão sistemática. In: X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Anais da X ANPED SUL. Florianópolis: UDESC, 2014, p. 1-19.

KITCHENHAM, Barbara Ann. Procedures for performing systematic reviews. Reino Unido: Keele University Technical Report, 2004.

LORENZATO, Sérgio. 6 de maio, Dia Nacional da Matemática. Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 4-12, maio 2015.

MOREIRA, Geraldo Eustaquio. Tendências em Educação Matemática com enfoque na atualidade. In: NEVES, Regina da Silva Pina; DÖRR, Raquel Carneiro. (Org.). Formação de professores de Matemática: desafios e perspectivas. Curitiba: Appris, 2019, p. 45-64.

MOREIRA, Geraldo Eustaquio; MANRIQUE, Ana Lúcia. Challenges in Inclusive Mathematics Education: representations by professionals who teach mathematics to students with disabilities. Creative Education, v. 5, n. 7, p. 470-483, 2014.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; SALLA, Helma. O atendimento pedagógico domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola por motivos de saúde: revisão sistemática das investigações realizadas entre 2002 e 2015. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 119-137, jan./abr. 2018.

PINTO, Divino José. O homem que calculava, de Malba Tahan (um fenômeno de leitura literária na infoera). Revista -Via-atlântica, São Paulo, n. 26, p. 231-243, dez. 2014.

PIRES, Liceia Alves; APOLINÁRIO, Adrieli. Malba Tahan, seus conceitos presentes na atualidade. REVEMAT, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 37-50, 2017.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SANDES, Joana Pereira; MOREIRA, Geraldo Eustaquio. Educação Matemática e a formação de professores para uma prática docente significativa. Revista @mbienteeducação, v. 11, n. 1, p. 99-109, jan./abr. 2018.

SANTOS, Meily Cassemiro. Pedagogia de Malba Tahan na formação de professores e no ensino-aprendizagem de Matemática. 2016. 200f. Dissertação (Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena. Universidade de São Paulo. Lorena.

SEGANTINI, Clarice. Problemas recreativos na obra O homem que calculava, de Malba Tahan, e a resolução de problemas. 2015. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus.

SILVA, Leandro Frederico da; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; RIVERA, Andreza Fiorini Perez; RODOVALHO, Maurício Resende; SALLA, Helma; SILVA, Edimar Correia e. Revisão sistemática de produções científicas sobre as práticas inclusivas em Educação Matemática. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do XII ENEM: A Educação Matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-11.

SILVEIRA, Michelle Aparecida. A interdisciplinaridade da obra O homem que calculava, aplicada ao ensino de Matemática. 2015. 60f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto.

SOUZA, Aldiléia da Silva; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 19, p. 294-309, maio/ago. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.33532/revemop.v1n3a03

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 Revemop está licenciada sob Creative Commons