Indícios de aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da metodologia Lesson Study

Palavras-chave: Lesson Study, Grupo Colaborativo, Práticas de Professoras, Aprendizagem Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para ensinar Matemática, a partir de um projeto de formação continuada com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O estudo envolveu dez professoras e pesquisadores da Universidade que se organizaram em um grupo colaborativo usando a metodologia de formação Lesson Study. Foram utilizados como instrumentos: gravações em áudio e vídeo, observação participante e relatórios. Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar ao grupo, na primeira e terceira etapas da metodologia Lesson Study. Houve avanços na preparação e análise das aulas, na apropriação e consecução de pesquisas e na compreensão de orientações curriculares. 

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Publicado
2019-01-01
Como Citar
CURI, E.; BORELLI, S. S. Indícios de aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da metodologia Lesson Study. Revemop, v. 1, n. 1, p. 44 - 61, 1 jan. 2019.
Seção
Artigos