Resolução de problemas de Geometria e atribuição de sucesso e fracasso das crianças dos anos iniciais

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Geometria, Atribuição de Sucesso e Fracasso

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado e apresenta uma análise da questão “Quais são os principais fatores apontados pelos alunos para seu sucesso ou fracasso na resolução de problemas geométricos?”. Os dados foram analisados à luz da teoria da atribuição da causalidade de Weiner (1985). Participaram deste estudo vinte crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental (dois meninos e duas meninas de cada ano). Os alunos responderam a dez problemas de Geometria e participaram de uma entrevista. Os estudantes tenderam a atribuir as causas de sucesso e fracasso a fatores internos estabelecendo relação com suas percepções sobre ensino ou aprendizagem de Matemática, atenção, memória, percepção, crença na própria capacidade e sorte. Não foram percebidas diferenças entre meninos e meninas ou idades dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, Roberto Carlos; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu. Anais da 27ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2004, 21-24.

BORUCHOVITCH, Evely; MARTINI, Mirella Lopez. As atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar e a motivação para a aprendizagem de crianças brasileiras. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 49, n. 3, p. 59-71, 1997.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.) Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.1-18.

HOFFER, A. Geometria é mais que prova. Tradução de Antonio Carlos Brolezzi. Mathematics Teacher, v. 74, p.11-18, 1981.

KELLEY, Harold Harding. The process of causal attribution. American Psychologist, v. 28, n. 2, p. 107-128, 1973.

MARTINI, Mirella Lopez. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras.1999. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

MARTINI, Mirella Lopez; BORUCHOVITCH, Evely. A teoria da atribuição de causalidade: contribuições para a formação e atuação de educadores. Campinas: Alínea, 2004.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino de Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, Campinas, v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993.

PIROLA, Nelson Antonio. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. 245f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

REZI, Viviane. Um estudo exploratório sobre os componentes das habilidades matemáticas presentes no pensamento em Geometria. 2001.192f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

REZI-DOBARRO, Viviane. Solução de problemas e tipos de mente matemática: relações com as atitudes e crenças de auto-eficácia. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

STIPEK, Deborah; GRALINSKI, Heidi. Gender differences in children’s achievement-related beliefs and emotional responses to success and failure in mathematics. Journal of Educational Psychology, v. 83, n. 3, p. 361-371, 1991.

TORTORA, Evandro. Resolução de problemas geométricos: um estudo sobre conhecimentos declarativos, desenvolvimento conceitual, gênero e atribuição de sucesso e fracasso de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 331f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru.

TORTORA, Evandro; PIROLA, Nelson Antônio. O desenvolvimento de habilidades geométricas na Educação Infantil. In: XXIII SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Coimbra. Anais do XXII SIEM. Coimbra: APM, 2012, p. 221-233.

VIANA, Odalea Aparecida. O componente espacial da habilidade matemática de alunos do Ensino Médio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação à Matemática e à Geometria. 2005. 299f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

VIANA, Odalea Aparecida. O conhecimento geométrico de alunos do CEFAM sobre figuras espaciais: um estudo das habilidades e dos níveis de conceito. 2000. 249f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.

WEINER, Bernard. A Theory of motivation for some classrrom experiences. Journal of Educational Psychology, v. 71, n. 1, p. 3-25, 1979.

WEINER, Bernard. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychology Review, v. 92, n. 4, p. 548-573, 1985.

WEINERT, Franz Emanuel; SCHNEIDER, Wolfgang. The Munich Longitudinal Study on the Genesis of Individual Competencies (LOGIC). Max Planck – Institute fur Psychologische Forschung. Munich, Germany. Manuscrito não publicado, 1993.

WIGFIELD, Allan. Children's attributions for success and failure: effects of age and attentional focus. Jornal os Educational Psychology, v. 80, n. 1, p. 76-81, 1988.

Publicado
2019-05-01
Como Citar
TORTORA, E.; PIROLA, N. A. Resolução de problemas de Geometria e atribuição de sucesso e fracasso das crianças dos anos iniciais. Revemop, v. 1, n. 2, p. 207 - 228, 1 maio 2019.
Seção
Artigos