Cálculo mental em questão: fundamentação teórica e reflexões

Palavras-chave: Educação Matemática, Cálculo Mental, Ensino de Matemática, Escola Básica

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de Iniciação Cientifica e contempla uma pesquisa bibliográfica na qual foram levantadas informações de artigos e documentos sobre o “cálculo mental”. Esta publicação tem como objetivo entrelaçar diferentes aspectos teóricos sobre essa temática. Foram exploradas a definição de cálculo mental, bem como estratégias para desenvolvê-lo. Além disso, são apresentadas vantagens que essa prática pode oferecer aos estudantes. A partir do estudo, pudemos refletir sobre a importância de se trabalhar o cálculo mental em todos os anos da escola básica. Em conclusão, salientamos a relevância dessa temática ser trabalhada não só com estudantes, mas também na formação de professores, para que esses possam refletir sobre essa modalidade de cálculo e, consequentemente, incentivar sua prática em sala de aula.

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Publicado
2019-09-01
Como Citar
CONTI, K. C.; NUNES, L. M. DE A. Cálculo mental em questão: fundamentação teórica e reflexões. Revemop, v. 1, n. 3, p. 361-378, 1 set. 2019.
Seção
Artigos