“Ele mudou a maneira como eu enxergava a Matemática!”: a entrevista como um caminho para a prática pedagógica

Palavras-chave: Malba Tahan, Caderno Dirigido, Sergio Lorenzato

Resumo

O presente artigo compõe-se acerca da elaboração do Caderno Dirigido, inspirado pela obra Didática da Matemática de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan (1895 - 1974). Em tal proposta, de abordagem qualitativa, utiliza-se como recurso metodológico para a prática docente no Ensino Fundamental, o instrumento entrevista, realizada com o educador matemático e ex-aluno de Malba Tahan, Sergio Lorenzato. Após a análise da entrevista, buscou-se estabelecer um diálogo passado-presente entre o discurso de Malba Tahan e as falas do depoente quando foi seu aluno. O tema centrou-se no conhecimento do Caderno Dirigido e tal movimento possibilita a reflexão de que a História da Educação Matemática pode contribuir para criar cenários de investigação para a prática em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Rodrigo. Guimarães. Uma história oral da Etnomatemática: caminhos para a dimensão educacional. 2017. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade São Paulo. São Paulo.

AMADO, Jorge. Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Relação entre a pesquisa em Educação Matemática e a prática pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 7, n. 8, p. 7-14, 1992.

COSTA, Leonardo Santos. Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a História da Educação Matemática no Ensino Fundamental. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal. Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

LIMA, Claudia Neves do Monte Freitas; NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 241-266, ago. 2009.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. Do menino “Julinho” a “Malba Tahan”: uma viagem pelo oásis do ensino da Matemática. 2001. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

PONTE, João Pedro da. Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, Granada, v. 2, n. 4, p. 153-180, jun. 2008.

TAHAN, Malba. Didática da Matemática. v. 1. São Paulo: Saraiva, 1961a.

TAHAN, Malba. Didática da Matemática. v. 2. São Paulo: Saraiva, 1961b.

Publicado
2019-09-01
Como Citar
OLIVEIRA, C. C. DE; SILVA, F. DE F. S. “Ele mudou a maneira como eu enxergava a Matemática!”: a entrevista como um caminho para a prática pedagógica. Revemop, v. 1, n. 3, p. 420-440, 1 set. 2019.
Seção
Artigos