O estudo de quadriláteros notáveis no livro didático de Matemática: um olhar para a organização matemática

Palavras-chave: Quadriláteros, Teoria Antropológica do Didático (TAD), Organizações Matemáticas

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar a organização matemática presente em um livro didático de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de quadriláteros notáveis. O referencial teórico está sustentado, sobretudo, na Teoria Antropológica do Didático. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa com caráter de análise documental. Os dados dessa investigação assinalam que o tipo de tarefa mais presente na obra é TM - Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um quadrilátero notável. As técnicas aplicadas centram-se essencialmente em visualização e no uso das representações geométricas. O bloco tecnológico-teórico está apoiado nos tipos e propriedades de ângulos, nas definições e propriedades dos quadriláteros e nas operações fundamentais. Logo, a Geometria, as Grandezas e Medidas e a Aritmética dão suporte a constituição desse bloco.

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Departamento de Educação. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife.

Publicado
2019-05-01
Como Citar
COSTA, A. P. DA; SANTOS, M. R. DOS. O estudo de quadriláteros notáveis no livro didático de Matemática: um olhar para a organização matemática. Revemop, v. 1, n. 2, p. 229 - 247, 1 maio 2019.
Seção
Artigos