O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas

Palavras-chave: Calculadora Cientifica, Resolução de Problemas, Ensino Médio

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática.

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Publicado
2019-09-01
Como Citar
SANTANA, J. E. B.; MEDEIROS, K. M. DE. O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas. Revemop, v. 1, n. 3, p. 345-360, 1 set. 2019.
Seção
Artigos