Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ephemera - Revista do Programa em Pós Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) ASPECTOS GERAIS:

- A Revista Ephemera tem como proposta contribuir para a difusão e a livre circulação do conhecimento artístico e científico no campo das Artes Cênicas, aprofundando este em seu diálogo com as diferentes linguagens artísticas em suas múltiplas abordagens e, sobretudo, em seu enfoque interdisciplinar com as Humanidades. Para isto, publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas artes cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros. A revista publica textos inéditos com temáticas relacionadas às Artes Cênicas (Ver Foco e Escopo para saber mais detalhes). Os textos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol.

- A Revista Ephemera recebe artigos em fluxo contínuo para Sessão Aberta, e para dossiês temáticos por meio de chamadas divulgadas semestralmente.

- O(s) autor(es) deve(m) possuir título de doutor, contudo aceita-se doutorandos, mestres e mestrandos desde que em coautoria com o orientador.

 

2) AVALIAÇÃO DE MÉRITO:

- Atendendo às especificações formais, as propostas passarão por uma triagem inicial feita pelos editores da Revista. Serão considerados, na avaliação, a formação acadêmica dos autores, a adequação da linguagem, a qualidade crítica do argumento e o ajuste à linha editorial da revista.

- Passando pela triagem inicial, as propostas aceitas serão submetidas à pelo menos dois pareceristas. O tempo previsto para avaliação e emissão de parecer final é de sessenta dias, a contar da data de recebimento da proposta.


3) FORMATAÇÃO DO TEXTO:

Tamanho A4
Espaço 1,5, parágrafo justificado
Fonte Garamond, tamanho 12
Recuo primeira linha 1,25cm à esquerda
Margens: superior e inferior: 2,5cm; direita e esquerda: 3,0cm
Estilo: Sem espaço entre paragrafos
Arquivo em formato .rtf
Não usar negritos; itálico para uso de títulos e termos em língua estrangeira.
Extensão do artigo: mínimo 10 e máximo 18 páginas (incluindo bibliografia).

     3.1 Citações:
Direta e com mais de 3 linhas: com recuo de 4 cm à direita;fonte tamanho 10 e espaço 1,0, em itálico
Direta e com menos de 3 linhas: devem ser incorporadas ao texto, entre aspas, sem itálico.
Usamos o sistema (Autor, ano, página).
       Ex.: (FÉRAL, 2001, p. 10); segundo Féral (2001, p. 10)
Obs.: Em caso de citações indiretas deve ser indicado apenas o ano do livro.             Ex.: Segundo Féral (2001)...

     3.2 Notas de rodapé:
Devem ser evitadas ao máximo e utilizadas somente para observações adicionais indispensáveis ao texto.

     3.4 Layout do texto:
a. Título: centralizado e em negrito (colocar em maiúscula não em versalete);
b. Título em inglês: centralizado e em negrito;
c. Autor: por extenso, com o sobrenome em maiúsculas, logo abaixo do título, alinhado à direita.Acrescentar ao final do nome uma nota de rodapé (tamanho 10, espaço 1,0) contendo e-mail para contato e um breve resumo de sua formação(máximo 3 linhas).
d. Resumo em português: duas linhas abaixo do autor, no máximo 5 linhas, em espaço simples.
e. Abstract: resumo em inglês, duas linhas abaixo do resumo em português, máximo de 5 linhas em espaço simples e em itálico;
f. Palavras-chave: duas linhas abaixo do resumo, máximo 5;
g. Keywords: duas linhas abaixo das palavras-chave, máximo 5;
h. Texto: duas linhas abaixo de keywords.
i. Em caso de subdivisão do texto, ele deve ser numerado e com subtítulos em negrito.
j. Bibliografia citada: duas linhas depois de finalizado do texto. Somente aquelas que foram citadas ao longo do artigo. Devem ser seguidas as normas da ABNT.
k. Hiperlinks devem vir com o endereço ao lado do termo hiperlinkado (ex.:  abordagens somáticas (http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/ article/view/1446)
l. Caso os artigos incluam arquivos de mídia (imagens, vídeo ou áudio) deverão vir no padrão indicado a seguir.

  • Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725X500 pixels
  • Vídeos: Curtos - até 15 min. em mpeg ou avi; Longos - até 500.00 MB
  • Arquivos de áudio: Devem vir no formato mp3

m. Todos os arquivos deverão vir acompanho de legendas de identificação. Para uso de fotos, desenhos ou outros materiais de autoria de terceiros, é indispensável carta de autorização.


4) SERÃO RECUSADOS OU DEVOLVIDOS PARA ADEQUAÇÃO OS ARTIGOS:

a. Com extensão inferior ou superior à quantidade de páginas delimitada
b. Que estejam com formatação diferente daquela indicada nessas diretrizes;
c. Que apresentarem problemas de linguagem;
d. Já publicados anteriormente em qualquer outro periódico.
e. Que receberem parecer negativo para publicação.


5) ÚLTIMAS OBSERVAÇÕES:

  • Os textos devem ser inéditos, resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e acadêmicas na área de Artes Cênicas e campos afins.
  • Os textos submetidos devem apresentar uma contribuição singular e importante para a área.
  • O/a(s) autor/a(es) são inteiramente responsáveis pela forma, pela revisão e correção ortográfica e pelo conteúdo de seu(s) artigo(s).
  • O envio do artigo original implica na autorização para publicação segundo o conceito de Creative Commons e será publicada na revista digital, caso aprovado por nossos pareceristas segundo critérios de qualidade acadêmica e se enquadrar dentro do escopo da revista.
  • O texto deverá ser submetido à seçao correta a que se destina, se a seção de fluxo contínuo ou ao dossiê proposto na chamada vigente.
  • O material submetido para avaliação deverá ser anônimo e seguir nossas diretrizes para autores, garantindo uma avaliação por pares cega.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou  OpenOffice, salvo com a extensão RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível, seguindo-se o padrão de formatação indicado.
  4. O texto está estritamente formatado de acordo com as normas requeridas; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Caso o autor nao disponha da títulação míma de doutorando, estimulamos fortemente que o artigo seja submetido em co-autoria com seu(s) orientadore(s).
 

Declaração de Direito Autoral

Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.