Indícios de aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da metodologia Lesson Study

Edda Curi, Suzete Souza Borelli

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre as aprendizagens de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para ensinar Matemática, a partir de um projeto de formação continuada com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O estudo envolveu dez professoras e pesquisadores da Universidade que se organizaram em um grupo colaborativo usando a metodologia de formação Lesson Study. Foram utilizados como instrumentos: gravações em áudio e vídeo, observação participante e relatórios. Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar ao grupo, na primeira e terceira etapas da metodologia Lesson Study. Houve avanços na preparação e análise das aulas, na apropriação e consecução de pesquisas e na compreensão de orientações curriculares.   

Palavras-chave: Lesson Study. Grupo Colaborativo. Práticas de Professoras. Aprendizagem Profissional.


Evidence of teacher learning in the initial years of elementary school based on the Lesson Study methodology

The purpose of this article is to reflect on teacher learning in the initial years of elementary education to teach mathematics, based on a continuing education project promoted by the Foundation for Research Support of the State of São Paulo (FAPESP). It involved 10 university professors and researchers who formed a collaborative group using the Lesson Study methodology. Instruments were used as audio and video recordings, participant observation and reports. Among the results, we highlight the importance of the formation of the collaborative group to improve the practices of the teachers and the evaluation they gave to the group in the first and third stages of the Lesson Study methodology. There have been advances in the preparation and analysis of classes, in the appropriation and achievement of research, and in the understanding of curricular guidelines.

Keywords: Lesson Study. Collaborative Group. Teacher Practices. Professional Learning.


Indicios de aprendizajes de profesores de los años iniciales de la enseñanza fundamental a partir de la metodología Lesson Study

El objetivo del artículo es reflexionar sobre aprendizajes de profesores de los años iniciales de la enseñanza fundamental para enseñar Matemáticas, a partir de un proyecto de formación continuada con fomento de la Fundación de Amparo a la Investigación del Estado de São Paulo (FAPESP). Implicó a 10 profesoras e investigadores de la Universidad que formaron un grupo colaborativo usando la metodología Lesson Study. Se utilizaron como instrumentos: grabaciones en audio y vídeo, observación participante e informes. Entre los resultados, se destacan la importancia de la constitución del grupo colaborativo para la mejora de las prácticas de las profesoras y la valoración que ellas pasaron a dar al grupo, en la primera y tercera etapa de la metodología Lesson Study. Se han avanzado en la preparación y análisis de las clases, en la apropiación y consecución de investigaciones, y en la comprensión de orientaciones curriculares.

Palabras clave: Lesson Study. Grupo Colaborativo. Prácticas de Profesores. Aprendizaje Profesional.

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DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.v1n1a3

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